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Última Atualização: 21 Dezembro 2020
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Criado: 21 Dezembro 2020
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Curso FIC de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais capacita mais de 200 professores
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE ofertou, entre os meses de setembro e dezembro de 2020, o curso de Formação Inicial e Continuada em Prática Pedagógica de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais. Inicialmente com 50 vagas disponíveis, o curso teve sua oferta ampliada, devido à grande demanda, chegando a matricular mais de 200 estudantes.
Curso teve início no final de setembro. Aula inaugural reuniu mais de 200 professores-estudantes
Com carga horária de 180 horas, a formação teve como objetivo oportunizar a formação de professores em metodologias ativas e a utilização de ferramentas digitais na prática docente, visando contribuir com a melhoria do processo educacional.
Para isso, apresentou as principais ferramentas digitais de apoio pedagógico e de estratégias didáticas de metodologias ativas voltadas ao contexto da Educação Básica, para aulas presenciais e remotas. Além disso, oportunizou aos professores-estudantes a realização de uma proposta de intervenção para ser aplicada em sala de aula utilizando os conteúdos trabalhados durante o curso e discutiu questões inerentes à educação contemporânea, ligadas diretamente à utilização das tecnologias digitais, como ecossistemas digitais, lei de direitos autorais, questões éticas e não éticas, dentre outros pontos.
Participaram professores de vários estados do Brasil
A professora do campus Venâncio Aires, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Eloisa Maria Wiebusch, foi uma das participantes do curso. Para ela, a maior aprendizagem foi a necessidade de aprender, reaprender, desaprender, reinventar e solidificar o uso das tecnologias digitais.
“O curso foi excelente, contribuiu muito para minha formação profissional e pessoal. Foram momentos para compartilhar saberes, discutir, repensar e (re)inventar outras possibilidades de práticas didático-pedagógicas, com o uso das tecnologias digitais, que vem nos desafiando a reconfigurar a educação, por meio da aprendizagem em rede, colaborativa, inspiradas nas práticas da cibercultura”, afirmou.
Turmas foram divididas de acordo com os níveis de ensino
Para o professor Daniel Macedo Paraguassu, que leciona na Escola Municipal Irmã Maria Amália, em Teófilo Otoni (MG) e também participou da formação, o curso apresenta uma forma diferente de ensinar. “O curso aborda muitas ferramentas, com uma metodologia muito interessante, são práticas que demonstram uma habilidade, uma interação maior com o aluno, uma forma diferente de ensinar e que nós podemos utilizar muitos recursos para aprendizagem”.
O curso aconteceu de forma on-line, por meio das ferramentas digitais do Google Meet e Google Classroom. De acordo com Rosilene Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto, a proposta de formação continuada para professores em exercício foi idealizada a partir das necessidades formativas dos docentes que estavam atuando no ensino presencial e agora realizam (ou realizarão) suas atividades pedagógicas de forma remota, em decorrência da pandemia da Covid – 19.
Curso teve culminância com o I Workshop de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais
CONCLUSÃO – Para marcar a conclusão do curso, aconteceu no mês de dezembro o Workshop de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais, com oficinas, minicursos, palestras voltadas para professores que atuam em todos os níveis de ensino. O evento, que contou com cerca de mil inscritos, teve como objetivo oportunizar a discussão sobre estas novas práticas de ensino e aprendizagem, que estão sendo realizadas no contexto da Pandemia de Covid-19. “Além disso, foi um momento de reflexão sobre o ensino híbrido – nova tendência educacional para 2021”, afirmou a organizadora do evento, Rosilene Oliveira.