-
Última Atualização: 13 Mai 2015
-
Criado: 13 Mai 2015
-
Acessos: 2995
Estudantes de colégio de São Paulo conhecem câmpus Petrolina Zona Rural
A manhã desta terça-feira (12) começou de maneira diferente para estudantes do Ensino Médio do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Ao invés das aulas rotineiras, a ansiedade natural que marca os adolescentes quando alguma novidade está para acontecer. Pelo quarto ano, o câmpus recebeu um grupo de alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo. Aos poucos, a inquietação dava lugar à curiosidade, à troca de experiências entre garotos e garotas de regiões distintas.
Interação: Estudantes do IF Sertão-PE e do Colégio Santa Cruz trocaram experiências
A turma de 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de São Paulo foi guiada pelos estudantes do IF Sertão-PE, que explicaram sobre agroindústria, caprinocultura, o cultivo de hortas convencionais e orgânicas, a criação de abelhas e, principalmente, sobre o dia a dia no Instituto. “Eu achei super interessante essa troca de experiências. Colocar a responsabilidade para a gente mesmo apresentar o câmpus para eles foi diferente. Achei muito importante porque a gente pode aprender como é lá e mostrar como é aqui”, disse Katharina Louise, estudante do 3º ano de Agropecuária.
Alunos conheceram produtos produzidos no câmpus
De acordo com o professor do Colégio Santa Cruz, Carlos Arouca, um dos objetivos da visita é de apresentar uma outra visão do Nordeste que não a do litoral, mas principalmente aproximar alunos da mesma idade e entender que existem outras formas de aprendizado que não o modelo de escola urbana privada com que eles convivem.
“Para mim o destaque é esse contato com o adolescente que estuda em uma outra construção de escola. Para eles essa troca é a melhor, entender uma escola que fica grande parte do tempo no espaço aberto, que a sala de aula também é o campo, é a prática tanto quanto a teoria. Eles trazem isso e vão repensar a própria instituição deles também”, afirmou Carlos Arouca.
A visitação no câmpus foi guiada pelos estudantes do IF Sertão-PE
Para o coordenador de Extensão do câmpus Zona Rural, João Bandeira, a visita é ainda uma oportunidade de mostrar o que o Instituto faz, cursos e áreas de produção que dispõe. “Temos a possibilidade de mostrar para outras regiões o que a gente tem de melhor, que nessa região a gente consegue produzir bem em virtude do solo, água e sol. Acho muito proveitoso”, disse.
A programação foi encerrada com a apresentação do grupo de capoeira de jovens da Funase, alunos e ex-alunos do curso de Formação Inicial e Continuada em Auxiliar Técnico em Agropecuária. De todo o aprendizado, um sentimento em comum, de que a interação foi o ponto forte da visita. Em poucos momentos, estudantes de locais diferentes puderam falar sobre desejos, vontades e não apenas destacar diferenças, como também proximidades.
Apresentação de capoeira encerrou a programação
Duas novas visitas ao câmpus Petrolina Zona Rural estão agendadas, também com estudantes do Colégio Santa Cruz, para os próximos dias 18 e 22 de maio.