Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso para jovens da Funase certifica quinta turma 

Dona Francisca Alves tinha os olhos marejados. Sentada no Auditório do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, acompanhava atentamente o momento que acreditava ser definitivo em sua vida. Entre lágrimas e um sorriso orgulhoso, assistiu ao filho receber o diploma de Auxiliar Técnico em Agropecuária, curso oferecido pelo câmpus para menores em cumprimento de medida socioeducativa da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). 

O filho de dona Francisca foi um dos formandos da quinta turma concluída do curso de Formação Inicial e Continuada. Ao lado de quatorze outros estudantes, os jovens participaram de solenidade, realizada nesta segunda-feira (01), com as presenças do reitor do IF Sertão-PE, Ivaldo José da Silva, da diretora-geral do câmpus, Jane Perez, do diretor-geral do câmpus Serra Talhada, Erbs Cintra, da coordenadora da Funase/Case de Petrolina, Nídia Alencar, da titular da Gerência Regional de Educação (GRE)/Sertão do São Francisco, Anete Ferraz e, representando o juiz da Vara da Infância de Petrolina, Marcos Bacelar, o advogado Willizart Lopes Bezerra.

 Solenidade certificou quinta turma do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária para jovens da Funase
 

O curso teve início em março deste ano, abrangendo um programa que inclui desde fruticultura, ao manejo de animais e agroindústria. Para o reitor Ivaldo José da Silva, um exemplo de que é possível  promover a transformação social através da educação. “A vida já penalizou esses alunos, eles não precisam de nenhuma medida punitiva. Eles mostraram que estão aptos a se reintegrarem e agora são espelhos para outros adolescentes”, afirmou.

Durante a solenidade, a parceria entre IF Sertão-PE e Funase foi reforçada. “Nós sentimos uma honra imensa de poder contribuir com a formação de vocês, de ajudar a formar cidadãos, homens éticos. Uma das metas do instituto é contribuir com a formação profissional e tecnológica e temos total interesse em manter e ampliar essa parceria”, garantiu a diretora-geral  do câmpus Petrolina Zona Rural, Jane Perez.

 Familiares prestigiaram o evento

De acordo com dados apresentados pela Funase, os cerca de 50 estudantes que já participaram do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária estão no mercado de trabalho, sendo que não há nenhum registro de reincidência. “Para mim é a quinta turma, mas a emoção é como se fosse a primeira. Não é com redução de maioridade que vamos conseguir resolver essas questões. É com trabalho e com amor”, disse Nídia Alencar.

Em um momento que emocionou a todos, um dos ex-estudantes da quarta turma falou da importância do curso em sua vida. “Estava desacreditado. Através desse curso as portas se abriram para mim”, relatou o jovem, que hoje trabalha como engraxate no Fórum de Petrolina.

 Ao fim da formatura, jovens fizeram apresentação de capoeira

Ainda emocionada, ao fim da entrega dos certificados, dona Francisca Alves reconheceu que aquele dia era um novo começo. “Fico muito agradecida por meu filho enxergar o mundo de outra forma”, comemorou. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050