-
Última Atualização: 29 Setembro 2022
-
Criado: 29 Setembro 2022
-
Acessos: 1535
Campus Petrolina Zona Rural oferta 340 vagas em Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE está com inscrições abertas, até 24/10, para o Processo Seletivo 2023, referente aos cursos técnicos da Instituição. Este ano, alunos precisarão se cadastrar na plataforma Gov.BR, e utilizar o mesmo login e senha no Portal do Aluno do IFSertãoPE. Para se inscrever, o candidato precisa preencher todos os itens do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema. Veja a seguir os cursos ofertados pelo Campus Petrolina Zona Rural.
Técnico Integrado ao Ensino Médio
Ofertados somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental e têm por objetivo conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de Nível Médio, atendida a formação geral do educando, na mesma instituição de ensino.
Técnico em Agropecuária
Duração de 3 anos.
70 vagas pela manhã.
70 vagas à tarde.
Início das aulas: Fevereiro de 2023.
O curso técnico integrado em Agropecuária forma profissionais que planejam, executam, acompanham e fiscalizam todas as fases dos projetos agropecuários; administram propriedades rurais; elaboram, aplicam e monitoram programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscalizam produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; realizam medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Dentre as possibilidade de atuação, destaca-se a participação em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Subsequentes
Os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio são ofertados somente a quem já tenha concluído o ensino médio, e têm por objetivo conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de Nível Médio
Técnico em Zootecnia
Duração de 2 anos.
35 vagas pela manhã (entrada em fevereiro de 2023).
35 vagas à tarde (entrada em julho de 2023).
O curso técnico subsequente em Zootecnia forma profissionais que atuam na criação de animais domésticos e silvestres; colaboram nas atividades de planejamento e controle; elaboram, aplicam e monitoram programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade; prestam assistência técnica e extensão rural na área de produção animal; implantam e manejam pastagens, aplicando procedimentos relativos ao preparo e conservação do solo e da água. Possibilidades de atuação: propriedades rurais; empresas de nutrição animal, de assistência técnica, extensão e pesquisa; clínicas veterinárias; cooperativas agropecuárias.
Técnico em Agroindústria
Duração de 2 anos.
30 vagas pela manhã (entrada em fevereiro de 2023).
30 vagas à tarde (entrada em julho de 2023).
O curso técnico subsequente em Agroindústria forma profissionais que operacionalizam o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.
Técnico em Agricultura
Duração de 2 anos.
35 vagas pela manhã (entrada em fevereiro de 2023).
35 vagas à tarde (entrada em julho de 2023).
O curso técnico subsequente em Agricultura forma profissionais que planejam, executam e monitoram etapas da produção agrícola; planejam e acompanham a colheita e a pós-colheita das principais culturas; auxiliam na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificam e aplicam técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos; elaboram laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos; atuam em atividades de extensão e associativismo. Possibilidades de atuação: empresas de produção e consultoria agrícola; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas.