-
Última Atualização: 09 Julho 2015
-
Criado: 30 Junho 2015
-
Acessos: 2562
Professores do IF Sertão-PE retornam à Guiné-Bissau para oferta de capacitação
Agradecimento. Esse foi um dos primeiros retornos que o professor do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Paulo Sérgio Dalmás, teve após voltar da Guiné-Bissau, país africano onde, juntamente com o professor e diretor do câmpus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Júnior da Cruz, ofertou o curso de Processamento do Caju, em abril deste ano.
Participantes do curso têm aulas de empreendedorismo e processamento de caju
Através de e-mail, Josefa Fernandes, uma das participantes da capacitação, informou com satisfação os resultados do aprendizado. “Já estou a passar para os outros o que aprendi. No sábado passado fiz arroz com fibra de caju. Neste sábado estive com uma família que tem uma propriedade enorme, ensinei a fazer o néctar e mostrei como aproveitar a fibra. Ficaram surpreendidos com o que se pode fazer com o caju. Vamos para a Ilha das Galinhas onde temos nossa mini-fábrica. Vamos aproveitar a fibra para matar a fome dos filhos, melhorar a dieta da sua família”, disse.
O depoimento de Josefa dá apenas uma pequena noção da importância do curso para o fortalecimento da formação profissional na área de agroindústria do país africano. “A Guiné-Bissau é um dos países que mais produz caju no mundo, inclusive mais que o Brasil. Mas eles têm tecnologias bem rudimentares sobre processamento, são pessoas bem desassistidas, então tudo o que passar para eles eles querem aprender”, afirmou Dalmás.
Segunda etapa da capacitação acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho
O projeto "Apoio ao Fortalecimento do Centro de Promoção do caju na Guiné-Bissau", resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e o governo guineense, terá continuidade entre os dias 6 e 17 de julho, quando os professores ofertarão a segunda etapa do curso, para nova turma, na capital Bissau. Além do processamento do caju, a capacitação inclui Gestão Empreendedora, ministrada pelo professor Jeziel Júnior da Cruz. O objetivo é que, depois de qualificados, os participantes atuem na região, no processamento de caju, através de organização de associações ou cooperativas e sejam agentes de transformação social e econômica.
Segundo Paulo Sérgio Dalmás, depois da segunda etapa da capacitação ainda terão duas novas missões com o intuito de avaliar o aprendizado e de que maneira ele está sendo colocado em prática.