-
Última Atualização: 10 Novembro 2023
-
Criado: 10 Novembro 2023
-
Acessos: 516
Maratona Hackathon SNCT premia ideias inovadoras
D O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, nos dias 7 e 8 de novembro, em parceria com o Sebrae, a Maratona Hackathon, que integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Durante dois dias, estudantes vivenciaram uma verdadeira imersão em desafios e possíveis soluções para problemas reais ligados à agropecuária da região do Vale do São Francisco. Reunidos em equipes e sob mediação de especialistas em inovação, eles foram estimulados a resolver desafios e criar proposições de forma criativa e inovadora, com muita interação.
No segundo dia, as equipes apresentaram os resultados dos problemas propostos e, de acordo com a viabilidade dos projetos apresentados, foram classificados do primeiro ao terceiro lugar. As três melhores ideias serão orientadas pelo Sebrae, juntamente ao Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do IFSertãoPE, para que se tornem realidade, através de uma startup.
Confira abaixo as equipes vencedoras e as ideias propostas:
1º colocado: equipe Newgen Leaders 4.0*
O problema identificado pela equipe foi o do mau uso da irrigação por agricultores, o que resulta em desperdício de água, recursos e tempo, elevando o custo da produção e contaminando solo, rio e lençol freático.
Como solução, a equipe desenvolveu o protótipo de uma estação meteorológica que irá controlar o excesso de água e desperdício de energia, além de ser integrado a um aplicativo que facilitará a gestão do produtor, traduzindo para ele dados que somente um técnico conseguiria ler. Essa estação meteorológica tem como foco também o baixo custo, sendo acessível ao pequeno produtor.
*2º colocado: equipe 14 Innovation*
O foco da equipe era solucionar o problema do descarte, especificadamente os acontecidos nas vinícolas, mas o projeto poderia ser aplicado na agroindústria em geral e em pisciculturas.
Para isso, a equipe idealizou um sistema de gerenciamento de reaproveitamento de insumos, que seria composto por uma estação de tratamento de fluidos para vinícolas, por exemplo. Um dos processos para tratar seria o Wetland, que utiliza algas e macrófitas.
*3º colocado: equipe Xei de Frescura*
A proposta da equipe é desmistificar que a carne de bode/carneiro é ruim, não tem qualidade, cheira mal, ou qualquer outro tipo de preconceito, e difundi-la nas demais regiões do Brasil.
Para isso, a proposta da equipe foi de montar um espaço que unisse um museu cultural e um restaurante com oferta de diferentes cortes, mostrando mais a cultura.