-
Última Atualização: 27 Novembro 2023
-
Criado: 27 Novembro 2023
-
Acessos: 454
Atividades de monitoria proporcionam desenvolvimento de habilidades a estudantes
O desenvolvimento de atividades de monitoria auxilia de diversas maneiras no processo de ensino-aprendizagem. No campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, seis estudantes têm realizado práticas no apoio a ações implementadas pela Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil voltadas pala os alunos residentes.
As ações têm como objetivo oferecer suporte didático, acadêmico e pedagógico, por meio do desenvolvimento de atividades técnicas, culturais e esportivas. Para a coordenadora da Assistência Estudantil, Beatriz Vieira, a monitoria tem sido de grande importância para os estudantes. “A monitoria propicia aos alunos a otimização do seu potencial acadêmico, assegurando a formação de competências, habilidades e atitudes profissionais requeridas pelo mundo do trabalho”, afirmou.
Os estudantes atuam em três diferentes áreas: artes, que envolvem música, dinâmicas em grupo, gincanas, sendo os monitores Andréia Araújo e Maria Clara Barboza; esportes, com as modalidades futsal masculino e feminino, vôlei e xadrez, cujos monitores são Ana Caroline Rodrigues, Francisco Dionízio e Vittor Hugo Alves; e Agroindústria, que tem a monitora Ana Samira da Silva realizando processamento e manipulação de alimentos.
Vittor Hugo Alves é estudante de Agronomia e atua como monitor na área de esportes. Ele teve a ideia de inserir a prática de jogos de salão, como o xadrez, do qual está ministrando aulas teóricas e práticas. “Está sendo bem interessante, e o público que frequenta essa modalidade está bem inspirado. Os alunos foram evoluindo desde o zero, a algo bem avançado, ainda que nesse curto período de tempo. O xadrez desenvolve diversas habilidades como paciência, tomada de decisão, raciocínio lógico, cálculo, concentração, memória, e tanto para mim, quanto para os residentes que optam por essa modalidade, está sendo gratificante” considerou.
A iniciativa foi executada a partir do mês de agosto e, de acordo com a coordenadora da Assistência Estudantil, Beatriz Vieira, vem dando bons resultados, contribuindo para a formação acadêmica e o desenvolvimento de habilidades.