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Última Atualização: 04 Agosto 2015
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Criado: 04 Agosto 2015
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Prática Agrícola incentiva estudantes de curso Técnico
Aprender a fazer fazendo. Esse é o lema da extensão rural que foi levado para a disciplina de Práticas Agrícolas, ministrada pela primeira vez no curso Técnico em Agricultura do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. De acordo com informações da Direção de Ensino, a inclusão da matéria na grade curricular teve como objetivo despertar no aluno o gosto pelo campo e mostrar como funciona o trabalho do técnico agrícola logo no começo do curso.
Conforme o lema da Extensão Rural, estudantes aprendem a fazer fazendo
A primeira turma que cursou a disciplina concluiu no fim do mês de julho as atividades. Em geral, o sentimento era de satisfação, de empenho e cooperação. No momento de avaliação, os estudantes ressaltaram a possibilidade de adquirir um conhecimento diferenciado através da prática imediata, assim como a capacidade de repassar esse conhecimento a outras pessoas.
O trabalho dos estudantes é no campo, manuseando as ferramentas, fazendo canteiros, aprendendo a adubar, plantar, colher e classificar os produtos. “Tem que unir a teoria à prática”, disse o professor da disciplina, José Batista da Gama. De acordo com o professor, conhecer o trabalho no campo logo no início do curso fez duas estudantes, que pensaram em desistir, voltar atrás. “Hoje elas estão aí dando exemplo”.
Aulas de práticas agrícolas são ministradas pelo professor José Batista
As estudantes são Geisa Gomes e Ivonaide Barbosa. Para Geisa, a dificuldade em acompanhar o ritmo dos colegas foi um dos entraves. “Eu não sabia pegar numa enxada. Já aprendi bastante coisa, antes não sabia fazer um canteiro, hoje já sei. A parte prática influenciou bastante na decisão de ficar”, afirmou. Já Ivonaide, por desconhecer o programa do curso, disse ter se assustado nas primeiras aulas. “Sou filha de agricultor, mas nunca gostei de muito de estar na roça. Mas ao passar do tempo fui vendo como é interessante conhecer a roça. O professor também motivou bastante a gente. Eu acho muito importante ter essa aula prática, porque se ficar somente na teoria a gente não aprende tanto. Tem que conciliar as duas coisas, porque um precisa do outro”.
Atividades envolvem desde o preparo de canteiros até a colheita e classificação de produtos
Para José Batista da Gama, a disciplina é uma forma de incentivar o aluno que está chegando a conhecer e aprender a gostar do curso. “A evasão nessa turma foi a mínima possível, porque nós começamos com a prática no início da turma. Eles já são capazes de sair daqui e desenvolver trabalho de hortaliça em qualquer lugar, seja horta comunitária, doméstica, escolar, comercial, porque eles já têm o conhecimento técnico, e estão muito bem preparados”, avaliou.