-
Última Atualização: 18 Mai 2016
-
Criado: 18 Mai 2016
-
Acessos: 1919
IF Sertão-PE participa da 11ª Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes
Estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE participarão, entre os dias 19 e 22 de maio, da 11ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes – Caprishow.
Durante o evento, os estudantes do curso técnico em Zootecnia farão inspeção dos animais, verificando entre outros aspectos a sanidade e possibilidade de participação. O Instituto terá ainda um estande, onde serão exibidos produtos de atividades realizadas durante o curso.
Ovino berganês será um dos destaques da 11ª Caprishow
Berganês – Dentro da programação da XI Caprishow acontecerá o 1º Encontro de Criadores de Ovinos Berganês, durante os dias 19 e 20. O evento é coordenado pelo pesquisador do IF Sertão-PE, João Bandeira e tem como objetivo promover o intercâmbio entre criadores e debater os rumos do berganês.
Grupo genético típico da região de Dormentes, o berganês é resultado do cruzamento entre ovinos das raças Santa Inês e Bergamácia, com a intenção de produzir animais maiores e mais pesados para a produção de carne. Esses cruzamentos vêm sendo realizados desde o final da década de 1980, no entanto, só agora, através do projeto de pesquisa “O berganês do Sertão Pernambucano”, está sendo realizada a caracterização desses animais.
As inscrições para participação no Encontro serão realizadas no dia 19, no auditório da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes (ASCCOD), a partir das 18h. A partir das 19h, a programação conta com a realização de três palestras. No dia seguinte, pela manhã, está prevista a realização de uma mesa redonda, com o tema “Desafios e perspectivas para o berganês”, com a presença de debatedores de diversas instituições públicas, entidades da sociedade civil, criadores e representante da Associação Brasileira de Criadores de ovinos – ARCO. Às 14h, será realizado o 1º Julgamento de Ovinos Berganês.
Para o pesquisador João Bandeira, o que se pretende é promover discussões que contribuam para fortalecer a relação entre pesquisa, ensino, extensão rural e os criadores de ovinos berganês, pensando no desenvolvimento desta atividade na região. “Estamos ansiosos com a possibilidade de num futuro próximo este ecótipo ser reconhecido como uma nova raça ovina brasileira, originária no Sertão Pernambucano”, afirmou.