-
Última Atualização: 09 Junho 2016
-
Criado: 09 Junho 2016
-
Acessos: 2514
Professor aborda potenciais para utilização da moringa
Uma planta com diversos potenciais de aplicação, desde a alimentação humana e uso medicinal, até purificação de água, adubação e forragem para nutrição animal. Esta é a moringa oleífera, que foi tema de palestra realizada nesta quarta-feira (8), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Jacob Souto.
O evento, que contou com a participação de estudantes, professores e produtores, teve início com as boas-vindas dadas pela diretora do campus, Jane Perez. “É importante conhecer novas culturas que possam ser objeto de pesquisa, vislumbrando atender aos arranjos produtivos locais. Estamos abertos também a parcerias com a UFCG e com o professor Jacob Souto, nesse sentido”.
Professor Jacob Souto falou sobre morfologia da planta e suas propriedades
Jacob Souto começou a trabalhar com a moringa em 1999, no intuito de produzir forragem para caprinos, ovinos e bovinos. Durante a palestra, ele falou de suas experiências e das possibilidades que a planta oferece, além de plantio, propagação e germinação da moringa. O professor acredita que a região do Vale do São Francisco apresenta campo para a cultura. “Acho que nessas áreas onde já há a exploração de várias frutíferas poderia ser utilizada a moringa como mais uma alternativa, que certamente geraria mais emprego e renda”, disse.
A estudante de Agronomia do IF Sertão-PE, Camilla Alves, já desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa com a moringa, associada à palma. “Eu ainda estou implantando o projeto, mas foi daí que surgiu a curiosidade de conhecer, entender melhor para que ela serve, quais seus benefícios. É uma planta de fácil germinação, se desenvolve bem, então é uma grande oportunidade aqui para região”, afirmou.
Palestra contou com a participação de estudantes, professores e produtores
Já o produtor Daniel Oji trabalha com a moringa desde 2011 em uma propriedade em Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova (BA). “Esse tipo de palestra é muito importante para que o pessoal da região tenha o conhecimento, queira investir na moringa, porque ela tem diversos segmentos que pode ser utilizados”.
O público presente interagiu bastante com o palestrante, pode tirar dúvidas e também falar de seus conhecimentos sobre a moringa, enriquecendo ainda mais o debate.