-
Última Atualização: 13 Junho 2016
-
Criado: 13 Junho 2016
-
Acessos: 1865
Campus Petrolina Zona Rural retoma discussões sobre monitoramento e combate à evasão e retenção
O monitoramento e o combate à evasão e à retenção de estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE foi discutido durante reunião, na última quinta-feira (9).
De acordo com o pedagogo Marcos Uchoa, o objetivo do encontro foi retomar os trabalhos da comissão formada no final do ano passado com esse propósito e criar estratégias para execução do plano de ação, criado no intuito de diminuir os índices de evasão e retenção, a partir de diagnóstico quantitativo e qualitativo referente a todos os cursos do campus. “Esses índices têm implicações inúmeras, inclusive financeiras para o campus. Quando diminui a quantidade de alunos também diminui a de recursos”, informou o pedagogo.
Reunião discutiu plano de ação para diminuir índices de evasão e retenção
O plano de ação abrange ações gerais e específicas dos cursos Médio Integrado, Subsequente, Proeja e Superior. Ainda segundo Marcos Uchoa, algumas iniciativas já estão sendo realizadas, como por exemplo, atuação junto aos alunos no intuito de informar sobre o funcionamento do estágio; diminuição do tempo do lançamento e finalização da seleção de bolsas da assistência estudantil; criação de projeto de monitoria para que estudantes dos cursos superiores possam ministrar aulas de reforço, com os devidos professores responsáveis, para os alunos do médio integrado e subsequente; encontro Pedagógico construído a partir das demandas docentes e com a participação das coordenações de curso; recepção do alunos novatos de todos os cursos.
“A perspectiva é de que amplie ainda mais a atuação nesse sentido, de forma que nós tenhamos um conjunto de ações que nos possibilite ter a diminuição do número de retenção e evasão”, afirmou Uchôa.