-
Última Atualização: 20 Setembro 2016
-
Criado: 20 Setembro 2016
-
Acessos: 1591
Turmas de Santa Filomena recebem certificação
O sonho de ingressar no mercado de trabalho com a qualificação adequada se tornou realidade para estudantes de Santa Filomena (PE), que receberam, nesta segunda-feira (19), a certificação dos cursos de Agricultor Orgânico e de Ceramista, ofertados através do Pronatec pelo Centro de Referência de Afrânio, ligado ao campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
A solenidade de certificação contou com as presenças da diretora geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, do coordenador do Centro de Referência, Sebastião Costa, além de autoridades municipais. Para a diretora geral, o momento foi de satisfação. “É extremamente gratificante ver o quanto a formação educacional pode transformar a vida de cada um de vocês e essa é uma das missões do Instituto Federal”, disse Jane Perez, ressaltando a importância das parcerias locais para a efetividade dos cursos.
Solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira, em Santa Filomena
Um dos pontos fortes do Pronatec é dar oportunidades para pessoas do próprio município onde estão sendo ofertados os cursos. Foi o caso da professora Lindinalva Alves, que serviu de inspiração e motivação para os presentes. Lindinalva concluiu o curso de Operador de Computador em 2015, também ofertado pelo programa, e depois foi selecionada para dar aula do curso de Agricultor Orgânico, onde ministrou a disciplina de Comunicação e Expressão. “Espero que tenham mais oportunidades, porque foi muito bom, os alunos interagiram, refletiram, pensavam, falavam. Foi muito proveitoso”, afirmou.
Estudantes exibem orgulhosos certificados de conclusão
Para a concluinte do curso de Agricultor Orgânico, Tatiane Freitas, a oportunidade de ter acesso a novos conhecimentos, sem ter que sair da cidade onde mora, é essencial e já começou a mudar sua vida. “Hoje tenho uma horta em minha casa para meu consumo, mas penso em, futuramente, ampliar e poder comercializar. Tudo isso através do curso”, relatou.