-
Última Atualização: 05 Outubro 2016
-
Criado: 05 Outubro 2016
-
Acessos: 2804
Palestras e minicursos abordam a relação entre ciência e alimentação
“Ciência alimentando o Brasil”. Este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que vem sendo abordado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE durante esta semana. Nesta terça-feira (4), segundo dia de programações, os destaque ficaram por conta das palestras que abordaram temas que ainda despertam muita polêmica, como a utilização de agroquímicos na produção de alimentos e transgênicos.
“A abelha (o pixel) e a paisagem” foi a palestra que abriu as atividades, ministrada pelo professor do IF Sertão-PE, Silver Jonas, que abordou a relação de uma possível extinção das abelhas devido à utilização de agrotóxicos, bem como sua implicação para o meio ambiente.
Professor Silver Jonas falou sobre a relação da produção de abelhas com o uso de agrotóxicos
Em seguida, o comer como um ato político foi o tema da palestra ministrada pelo professor da Univasf, Aristóteles Homero. Para ele, a consciência do ato de comer é um passo a mais para uma sociedade mais politizada. “A política está presente em tudo, até no que a gente não imagina como no ato de comer. A partir do momento que a gente pensa no que se movimentou para aquilo chegar na mesa, desde a produção, o transporte, o processamento, a forma como tudo isso é realizado é política pura”, afirmou.
Professor Aristóteles Homero abordou o comer como ato político
A programação contou também com o minicurso sobre Elaboração de licor artesanal, com a tecnóloga em Alimentos Tatiane Xavier e a palestra sobre transgênicos, ministrada pela pesquisadora da Embrapa Semiárido, Carolina Vianna. O campus recebeu ainda estudantes da Escola Wilma Wzely, que fizeram uma visitação a setores de produção.
Para a diretora geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, esta é uma oportunidade para que a comunidade possa ter conhecimento do que vem sendo desenvolvido através do campus. “A Semana de Ciência e Tecnologia visa discutir todas as novas tecnologias, o que a ciência vem desenvolvendo, o que precisa ser desenvolvido para nós termos maior eficiência em relação à alimentação”, disse.
Afrânio – Esta terça-feira (4) foi a primeira vez em que o Centro de Referência de Afrânio, ligado ao campus Petrolina Zona Rural, realizou atividades relativas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Estamos felizes em poder abrir as portas do Centro de Referência para a comunidade”, disse a supervisora da unidade, Cícera Evangelista.
Estudantes de Agroindústria do Centro de Referência de Afrânio expuseram produtos feitos durante aulas práticas
A programação envolveu mostra de alimentos produzidos por estudantes do curso de Agroindústria, através do Pronatec, além da palestra ministrada pelo professor Jeziel da Cruz “Como o nosso Agronegócio funciona”. Foi realizado ainda o minicurso “Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação”. Para a estudante Letícia Barros, participar da SNCT é uma boa experiência. “A gente mostra o que aprendeu e também aprende com quem nos visita”.
Professor Jeziel da Cruz ministrou palestra sobre agronegócio
De acordo com o coordenador do Centro de Referência, José Sebastião Costa, a intenção é conseguir mostrar as potencialidade dos cursos ofertados em Afrânio. Vocês podem ter acesso a uma educação de qualidade. Que este momento sirva de incentivo para que todos possam fazer parte de nosso instituto.
A programação no Centro de Referência de Afrânio continua nesta quarta-feira (5). No campus Petrolina Zona Rural as atividades seguem até sábado (8).