-
Última Atualização: 06 Outubro 2016
-
Criado: 06 Outubro 2016
-
Acessos: 2162
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta campus Petrolina Zona Rural
Diversas atividades movimentaram o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, nesta quarta-feira (5), dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
No período da manhã, foram expostos os resultados de ações desenvolvidas em sala de aula de diversas disciplinas e cursos. As atividades foram a culminância do Ateliê de Pesquisa, projeto que levou a discussão do tema da SNCT, “Ciência alimentando o Brasil”, para o dia a dia de alunos e professores. “Esse momento é muito importante porque é de integração, mexeu com a estrutura da instituição, mudou a rotina, pudemos olhar para diversos trabalhos de estudante e professores”, afirmou a pedagoga Rosilene Oliveira.
Trabalhos foram mostrados por alunos e professores em exposição
Pelos corredores do campus Petrolina Zona Rural, estudantes de Agroindústria demonstraram produtos feitos durante as aulas, que puderam ser degustados, bem como maquetes de estruturas agroindustriais. Alunos de Agronomia apresentaram o mundo dos insetos e sua importância para a agricultura. Já os de Viticultura e Enologia explicaram sobre propriedades dos vinhos e promoveram a degustação de suco de uva, também produzido durante o curso. A Química Show, com os professores Márcio Rennan e Vitor Prates, mostrou na prática reações químicas através de experiências que pareciam números de mágica. Para a estudante Viviane Silva, o momento agrega muito conhecimento. “Tanto aprendemos apresentando quanto conhecendo o trabalho de outros colegas”, disse
Gincana aliou brincadeira com informações sobre a boa alimentação
Ainda pela manhã, uma gincana com estudantes do Médio Integrado envolveu provas que levaram a pensar e discutir a alimentação. “Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o que eles estão comendo, por meio de uma brincadeira”, contou Rosilene Oliveira. O momento contou com a orientação da nutricionista Nataly Santana.
Estudantes desenvolveram técnicas de desenho
Paralelamente à exposição, os estudantes Roana Maria e Eric Sá promoveram a oficina “Desenho de caderno”, que teve como objetivo despertar para a preservação do patrimônio através da arte em papel. Foram realizados ainda o minicurso sobre elaboração de doces e geleias, palestras sobre nutrição e a apresentação de uma peça teatral encenada por alunos do primeiro ano de Agropecuária. Para o estudante Murilo Anjos, o evento está mobilizando a instituição. “Está tendo uma maior integração entre os alunos. Dá para aprender mais coisas que a gente não sabia, através de apresentações de outros cursos”, afirmou.
Nesta quinta-feira (6), começa a programação da II Semana de Ciências Agrárias, com palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão do campus Petrolina Zona Rural.