-
Última Atualização: 16 Novembro 2016
-
Criado: 07 Novembro 2016
-
Acessos: 2162
Jornada Acadêmica proporciona aprendizagem e integração
Diversidade, ambiente de trabalho, gestão de sala de aula, interdisciplinaridade, planejamento didático-pedagógico, reforma do Ensino Médio. Estes foram alguns dos temas discutidos durante a Jornada Acadêmica, que aconteceu no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, entre os dias 26 de outubro e 4 de novembro.
Professor Marcelo Ribeiro ministrou a palestra de encerramento da Jornada
Com o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem e integração entre os docentes, a Jornada trouxe em sua programação palestras, debates, rodas de conversa, além de reuniões entre coordenadores e professores de cada curso.
Segundo a professora Rosemary Barbosa, o evento teve um formato dinâmico, interativo, que atraiu a atenção dos presentes. “O saldo de tudo isso é que nós nos conhecemos mais como colegas. Não foi somente conteúdo, mas também um momento de integração”, afirmou. Para ela, a Jornada proporcionou um olhar diferenciado, sobre a interdisciplinaridade. “Cada vez mais a gente vem fortalecendo esse tema dentro da instituição”, disse.
Professores participaram de dinâmicas, debates e palestras
A programação foi fechada na última sexta-feira (4) com a palestra “Diálogo Formativo: Prática docente e a gestão de sala de aula”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Marcelo Ribeiro. “Vejo esse momento como importante porque a gente está falando da nossa condição de ser professor, de nossa identidade docente, dos nossos processos formativos, de nossas práticas. É uma oportunidade de refletir sobre isso e não apenas falar sobre algo mais técnico e instrumental. É sobretudo uma troca de experiências”, considerou.
A professora Carla Wanderley destacou como fundamental a participação dos professores na organização da Jornada. “Para quem participou é uma oportunidade de refletir e colocar em prática aquilo que nos tocou. É enriquecedor, tomara que os outros sejam sempre melhores. O grito que a gente vem tentando colocar aqui dentro finalmente foi ouvido e as transformações estão começando a germinar”, afirmou.
Momento de integração entre os docentes do campus Petrolina Zona Rural
Para a docente Cristina Akemi, o evento, além da aprendizagem, demonstrou um cuidado com o professor. “A gente se sentiu enxergado, emocionalmente acolhido, foi muito enriquecedor e prazeroso”. As aulas no campus Petrolina Zona Rural retornaram nesta segunda-feira (7).