Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Técnica em Agropecuária conta sua experiência de trabalho em Angola

Ter a coragem de deixar o lugar onde mora, família, amigos e se mudar para um país desconhecido não é para muitos. Para a jovem Brisa Souza, no entanto, a vontade de trabalhar na área em que estava se formando e a oportunidade de ter uma experiência diferente de tudo que poderia vivenciar na região foram as motivações para que ela saísse de Petrolina em direção à Luanda, capital de Angola. 


Brisa Souza trabalha há um ano em uma fazenda em Luanda (Angola)

Em 2015, Brisa estava concluindo o curso Técnico em Agropecuária no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE quando soube, através do professor Bruno Guivares, da vaga de trabalho na capital angolana. “Eu meti a cara mesmo, fui sozinha. Soube da vaga de emprego, mandei meu currículo e deu certo. Fui sabendo que ia trabalhar na fazenda. Tive coragem, tem muita gente que acaba desistindo”, disse a jovem, hoje com 20 anos.

A técnica em Agropecuária não conhecia nada nem ninguém no país africano. Quando decidiu ir, a família, moradora do Núcleo 4 do Projeto Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, não acreditou, mas apoiou sua decisão. “Era o que eu queria, era uma oportunidade de ter experiência em outro país”, afirmou.

Brisa sabia que não seria fácil. E como todo começo, o processo de adaptação ao novo lugar, a distância e, principalmente, a saudade da família foram os principais obstáculos. Ela chegou a pensar em desistir, mas insistiu em seus sonhos. “Eu colocava meus objetivos em primeiro lugar, porque eu não fui só por mim, fui por minha família também. Então eu pensava no que eu podia conseguir. Tenho que pensar positivo e atingir meus objetivos”.

Fazenda atua na produção de uva e manga

A adaptação foi gradual. Brisa trabalha em uma fazenda de produção de uva e manga, gerenciando um grupo de cerca de vinte pessoas, em atividades desde a plantação até a colheita. Mora em alojamentos da própria empresa, com todas as despesas pagas. Para ela, o curso concluído no IF Sertão-PE lhe abriu portas. “Eu tive os melhores professores no decorrer do curso. Ele mudou minha vida, porque se não tivesse feito não teria conseguido esse trabalho”, diz satisfeita. Antes de ir, Brisa estagiou em uma empresa da região. 

De férias no Brasil, Brisa visitou o campus Petrolina Zona Rural, onde reviu amigos e pessoas que lhe apoiaram. Segundo a jovem, a sua ida tem incentivado outros estudantes. E para eles, ela deixa o recado: “As pessoas viram que não é como se diz, só pobreza, doença, miséria. Acho interessante a cultura de lá, eles são felizes. Eu incentivaria estudantes a ir trabalhar lá. Para quem quer um retorno financeiro vale a pena passar pelo menos um tempo longe da família. A experiência é muito boa, termino aprendendo muita coisa. É como se fosse uma escola para mim”, encoraja.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050