-
Última Atualização: 24 Novembro 2016
-
Criado: 24 Novembro 2016
-
Acessos: 2021
Acessibilidade, convivência e sensibilidade são temas do primeiro dia da Semana de Educação Inclusiva
Como lidar com pessoas com deficiências em determinadas situações, como ajudar uma pessoa cega a atravessar a rua? De que maneira podemos contribuir para sua inclusão social? Eles sempre precisam de nossa ajuda em atividades cotidianas? Essas foram algumas das questões discutidas durante a palestra “Diálogos sobre inclusão” que abriu, nesta quarta-feira (23), a III Semana de Educação Inclusiva do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Professora Tatiane Mendes ministrou a palestra "Diálogos sobre inclusão"
Durante o bate-papo, conduzido pela professora especialista em Libras, Tatiane Mendes, os estudantes presentes puderam aprender e tirar dúvidas sobre como agir para melhorar a acessibilidade de todos. “Estamos formando profissionais. Nas empresas onde vão trabalhar, nas casas deles, eles terão contato com pessoas com deficiência e cada vez mais a sociedade caminha para inclusão. Para que eles estejam mais preparados para lidar com isso é que esse momento é de extrema importância”, afirmou Tatiane.
A estudante Jéssica Lopes provocou sua sensibilidade
A mostra “Diálogos Sensoriais”, apresentada pela professora Edlúcia Costa, levou os presentes a perceber que não usamos os nossos sentidos como deveríamos, como deixamos de sentir aromas, sabores, texturas. A estudante de Agroindústria, Jéssica Lopes, participou de uma das dinâmicas realizadas, na qual, com os olhos vendados, foi provocada a descobrir no que pegava apenas com o toque dos pés. “Nunca tinha participado de uma experiência assim. É angustiante, mas interessante, porque provocamos outros sentidos”, disse a aluna.
Mediada pelo psicólogo Péricles Nóbrega, mesa-redonda apresentou relatos de vida
Com o tema “Inclusão: Autoestima e convivência Social”, o evento apresentou ainda uma mesa-redonda com a participação do estudante de Agronomia do IF Sertão-PE, Teonis Batista, do atleta medalha de ouro nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, Raimundo Nonato, e dos professores Francisco Eudes e Shaiane Passos. Nesse momento, cada um falou de suas dificuldades, seja estruturais, de inserção social, de aceitação, de aprendizagem e como superaram os desafios. “O importante é ser o que você é. Você tem que ser honesto, ter caráter, ser estudioso, ser gente. Se te faz bem vai até o fim”, resumiu Teonis.
A programação da III Semana de Inclusão segue nesta quinta-feira (24), com oficina e palestras.
Clique aqui para conferir a programação completa da Semana de Educação Inclusiva.
Os interessados podem realizar a inscrição clicando aqui.