-
Última Atualização: 21 Dezembro 2016
-
Criado: 21 Dezembro 2016
-
Acessos: 2535
Estudantes laureados na XI Jince recebem premiação
Estudantes do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE receberam, nesta terça-feira (20), a premiação referente à XI Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IF Sertão-PE (Jince), realizada entre os dias 21 e 23 de outubro deste ano, em Ouricuri.
Ao todo, cinco projetos receberam láurea. Dois deles conquistaram primeiro e segundo lugares, na modalidade Pibiti: “Desenvolvimento de Lithothamnium sp para o Semiárido Irrigado: doses, frequência e via de aplicação na cultura do tomate” e “Desenvolvimento de Lithothamnium sp para o Semiárido Irrigado: doses, frequência e via de aplicação na cultura da uva”, ambos orientados pelo professor Cícero Antônio e desenvolvidos pelas alunas Bárbara Gorgônio e Silvana Barbosa, respectivamente.
Estudante Bárbara Gorgônio e o orientador Cícero Antônio conquistaram primeiro lugar Pibiti
Para Cícero Antônio, o reconhecimento estimula as bolsistas a continuar desenvolvendo o espírito investigativo. “Com certeza farão um mestrado, doutorado, sendo boas pesquisadoras no futuro. Para mim como orientador é uma realização participar entre tantas pessoas competentes e ter a distinção de dois trabalhos no mesmo evento”, afirmou. A láurea, para Bárbara Gorgônio, não foi uma novidade. Pela segundo ano consecutivo, a estudante conquista o primeiro lugar com o mesmo projeto. “Foi muito bom e mostra que o trabalho foi bem conduzido e muito bem orientado”, disse.
O professor Cícero Antônio também foi segundo lugar Pibiti com a aluna Silvana Barbosa
O campus Petrolina Zona Rural conquistou ainda o terceiro lugar Pibic com o projeto “Avaliação de sistema automatizado de aeração e umidificação de pilhas de composto orgânico”, desenvolvido pela estudante Jaína Moraes e pelo professor Fábio Freire; o terceiro lugar na categoria Pibex Superior, com o projeto “Capacitação de produtores rurais através de uma unidade demonstrativa de fruticultura agroecológica”, dos alunos Nayra Morgana e João Rafael Moura, orientados pela professora Luciana Oliveira.
Jaína Moraes e Fábio Freire conquistaram o terceiro lugar Pibic
A estudante Jaína Moraes não esperava ganhar pela primeira vez a premiação, que para ela é o reconhecimento da boa condução do projeto. “Quando se tem uma boa orientação e foco na experimentação você consegue ter bons resultados, que foi o que aconteceu”, considerou.
Os estudantes João Rafael e Nayra Morgana foram terceiro lugar Pibex Superior, sob orientação da professora Luciana Oliveira
Outro destaque foi o projeto intitulado “Desenvolvimento de licor de uva da variedade Isabel”, que ganhou o primeiro lugar na modalidade B da III Mostra de Inovação Tecnológica, através do trabalho das alunas Edsania Princelania e Andressa Araújo, orientadas pelo professor Bruno Emanuel.
Bruno Emanuel e as alunas Edsania Princelania e Andressa Araújo, primeiros colocados na modalidade B da III Mostra Técnica
A solenidade de premiação contou com as presenças do coordenador de Pesquisa do campus Petrolina Zona Rural, Rodolfo Peixoto, da diretora-geral do campus, Jane Perez, e da assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Ana Rita Leandro, além de professores e alunos. “Os nosso laureados refletem o potencial de nossos alunos. Nós temos um número muito alto de ex-bolsistas que seguem esse caminho da pesquisa, mesmo nos cursos que não são regulares, demonstrando nossa qualidade. Que esse reconhecimento seja um incentivo para todos”, disse a diretora Jane Perez.
A Jince é realizada anualmente com o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa, inovação e extensão do IF Sertão-PE, além de incentivar a integração entre pesquisadores e comunidade. Este ano, em decorrência do luto pela morte do professor do campus Ouricuri, Damião Paulo dos Santos, a solenidade de premiação que aconteceria no final da Jornada foi adiada.