-
Última Atualização: 24 Fevereiro 2017
-
Criado: 23 Fevereiro 2017
-
Acessos: 1789
Fórum apresenta dissertações com temáticas ligadas à docência
A primeira edição do Fórum de Divulgação Científica, realizado nesta quarta-feira (22), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, apresentou duas dissertações de mestrado que envolveram a docência em sua temática de pesquisa.
A pedagoga Rosilene de Oliveira falou sobre a formação do professor da Educação Profissional e Tecnológica
A pedagoga Rosilene de Oliveira falou sobre seu trabalho de mestrado, defendido em 2016, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com o título “Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF Sertão-PE”, a pesquisa investigou quais as demandas formativas para se trabalhar na Educação Profissional e Tecnológica, através de entrevistas feitas com professores, técnicos em assuntos educacionais e gestores dos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Como resultado, a pedagoga encaminhou um documento à reitoria da instituição, com uma proposta de intervenção na formação docente.
Para Rosilene, o Fórum é uma oportunidade de dar retorno para as pessoas que participaram da pesquisa e para o próprio IF Sertão-PE. “A gente vê que aos poucos a instituição está mudando, mas precisa olhar de forma diferenciada para os professores. Esperamos que sejam feitas as intervenções necessárias”, afirmou.
O professor Mábio Dutra abordou a docência a partir da percepção dos geossímbolos
O segundo trabalho foi apresentado pelo professor Mábio Dutra, com o título “Territorialidades dos professores do IF Sertão-PE e os sentidos geossimbólicos do sertão semiárido”. A pesquisa foi realizada com professores do curso Subsequente em Agricultura do campus Petrolina Zona Rural, com a proposta de compreender as percepções simbólico-culturais acerca dos territórios semiáridos, que podem ou não gerar laços de enraizamento. Segundo Mábio, o que motivou a pesquisa foi falar da convivência com o semiárido tendo o professor como protagonista.
As duas pesquisas geraram questionamentos e discussões entre os professores presentes. Para a professora Cássia Djane, o momento foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprender com o trabalho do outro. “Foi bastante interessante. Às vezes as pessoas saem para fazer uma pesquisa e não socializam. À medida que você conhece o que o colega fez você valoriza e também incentiva outras pessoas a buscar o conhecimento. Foi um momento bastante rico”, considerou.
O Fórum de Divulgação Científica acontecerá mensalmente no campus Petrolina Zona Rural. As dissertações estão disponíveis na íntegra nos links abaixo.
Clique aqui para conferir a dissertação “Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF Sertão-PE”.
Clique aqui para acessar a dissertação “Territorialidades dos professores do IF Sertão-PE e os sentidos geossimbólicos do sertão semiárido”.