-
Última Atualização: 02 Mai 2017
-
Criado: 02 Mai 2017
-
Acessos: 1866
Wordcafé promove encontro entre servidores e estudantes para discutir melhorias para o IF Sertão-PE
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, na última quarta-feira (26), a oficina “Wordcafé: novas ideias para uma educação melhor”. O evento teve como objetivo discutir propostas de melhorias para o Instituto através de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos servidores que estão cursando o mestrado profissional em Educação, parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o IF Sertão-PE.
Coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Maria Roseli de Sá, participou do evento
O evento contou com as presenças da coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Maria Roseli de Sá, da diretora geral do campus, Jane Perez, professores, técnicos e estudantes, dispostos a contribuir com o momento. “Só tem sentido fazer projetos que se querem de intervenção na prática pedagógica, nas práticas de gestão, em todas as práticas que estão envolvidas as pessoas que estão no mestrado, se a gente ouvir as pessoas que estão convivendo e que vão conviver com esses projetos”, afirmou Maria Roseli.
Entre os temas debatidos através dos projetos apresentados estiveram: “A interdisciplinaridade como prática docente”; “Estratégias didáticas para a compreensão leitora em língua espanhola”; “Incentivo à leitura”; “Estratégias para redução da evasão escolar”; “A arte na Educação Profissional”; “A integração do ensino, da pesquisa e da extensão no ensino médio integrado”; “O impacto do currículo nos Índices de Evasão e Retenção no IF Sertão-PE” e “O ensino da matemática na educação do IF Sertão-PE – campus Petrolina Zona Rural”.
Exposição sobre histórico do campus Petrolina Zona Rural chamou atenção dos presentes
Para a mestranda e bibliotecária do campus, Rosângela Carvalho o evento superou a expectativa e, além de ouvir a comunidade acadêmica, despertou também o interesse de alguns servidores a voltar aos estudos. “A comunidade participou efetivamente e a contribuição foi muito rica. A gente tem uma ideia do que é preciso pela nossa vivência e pela nossa prática de trabalho, mas precisamos ouvir a comunidade para saber realmente o que é importante para eles. Essa é a importância de nosso projeto de intervenção”, disse.
Todos os mestrandos, responsáveis pela organização do “Wordcafé”, desenvolverão projetos de intervenção com as temáticas mencionadas, com a intenção de trazer melhorias para a instituição. Durante o evento, foi apresentada ainda uma exposição com o histórico do campus Petrolina Zona Rural, desde a Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Vilela, em 1988, passando por Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet), até a criação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em 2008.