-
Última Atualização: 23 Mai 2017
-
Criado: 23 Mai 2017
-
Acessos: 2725
Estudantes de colégio de São Paulo conhecem rotina de aulas do campus Petrolina Zona Rural
A visita de estudantes do Colégio Santa Cruz, de São Paulo (SP), já se tornou parte do calendário do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Desde 2012, quando houve pela primeira vez a interação entre alunos das duas instituições, o campus se tornou ponto de parada obrigatório para os visitantes.
Primeira parada dos estudantes foi o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia
Este ano não foi diferente. Três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental passaram a manhã conhecendo as principais atividades desenvolvidas no campus, seja como parte das aulas práticas, seja como ações de projetos de pesquisa e extensão. No trajeto, denominado pelo técnico agrícola e guia da visitação, Manoel Fernandes, como “um percurso de informação e conhecimento”, os estudantes passaram pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, pelos setores de caprino e ovinocultura, além da Agroindústria.
A aluna de Agroindústria, Tamires de Souza apresentou o setor e falou sobre a profissão
Como não poderia deixar de acontecer, um dos pontos altos da visita foi a interação com os estudantes locais, momento em que a curiosidade sobre o modo de vida e as escolhas do outro se acentua. Perguntas não faltavam: “Por que você escolheu vir para cá? O que pretende fazer quando terminar? Vocês moram aqui?”. E assim iam descobrindo um novo mundo.
Roberta Pereira: "Experiência incrível!"
Para a estudante do Colégio Santa Cruz, Roberta Pereira, a oportunidade de conhecer como são os estudos no campus Petrolina Zona Rural foi uma experiência incrível. “Não tinha ideia de como seria aqui. É muito diferente de São Paulo, gostei muito dessa visão de mundo e dos projetos apresentados. Essa conversa com outros alunos é importante porque conheço mais do estudante, também sou estudante então consigo ter uma visão dele”, afirmou.
O setor da suinocultura sempre despertando atenção
O estudante do curso de Agropecuária, Eduardo Ferreira, acompanhou as três turmas. Para ele, o sentimento é de descoberta. “Eu mesmo antes de entrar na escola não tinha essa ideia de como funcionava. É uma descoberta. Acho que para eles também é uma coisa assim. É interessante para ter uma nova visão de como funcionam as coisas, talvez até seguir nessa área”, disse.
Os estudantes puderam conhecer uma área da caatinga em recuperação
De acordo com a professora do colégio paulista, Nádia Cotrim, o objetivo da visita é conhecer outra realidade escolar, outra perspectiva de ingresso no mercado de trabalho. No entanto, Nádia reforça a importância do diálogo entre os alunos. “Essa troca de experiências com os estudantes daqui é muito marcante para eles, porque é outra realidade”, considerou.
As visitas aconteceram durante os dias 16, 19 e 22 de maio.