-
Última Atualização: 27 Setembro 2017
-
Criado: 26 Setembro 2017
-
Acessos: 2022
Crise Hídrica é tema de debate na 3ª Semana de Ciências Agrárias
“A crise hídrica no Vale do São Francisco” foi o tema da mesa-redonda que abriu a 3ª Semana de Ciências Agrárias do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, nesta segunda-feira (25).
Aderaldo Souza: "Oportunidade de repensar o trabalho realizado na região"
Três painéis nortearam o debate, que contou com as presenças do pesquisador da Embrapa Semiárido, Aderaldo de Souza, do engenheiro da Codevasf, Rodrigo Vieira, do professor da Univasf, Leonardo Cavalcanti e do professor do IF Sertão-PE, Luís Fernando Campeche.
Rodrigo Vieira apresentou novas propostas de gestão hídrica
Entre os assuntos em discussão, foram apresentadas propostas de economia de água através de conversão de sistemas de irrigação, novos modelos de perímetros irrigados e gestão da água, além da importância dos comitês de bacias hidrográficas na preservação e gestão das águas. Temas como a necessidade de saneamento básico e de cobrança pelo uso da água também estiveram em questão.
Leonardo Cavalcanti explicou sobre as atribuições dos Comitês de Bacia
“Esse encontro é extremamente importante, sobretudo nesse momento, devido à crise que nós vivenciamos sobre a seca na bacia do São Francisco. É uma oportunidade de a gente repensar todo o trabalho que está sendo realizado nessa região”, afirmou o pesquisador Aderaldo de Souza.
A programação seguiu à tarde com a palestra “Atribuições do Técnico em Agropecuária”, ministrada pelo representante do CREA-PE, Urbano da Costa, em alusão ao Dia do Técnico em Agropecuária, comemorado no dia 26 de setembro. Durante a palestra, foram discutidos direitos e deveres do profissional com o Sistema Confea/Crea e apresentada a legislação que rege a profissão.
Urbano da Costa discutiu direitos e deveres do Técnico em Agropecuária
O professor Rodolfo Peixoto, um dos organizadores do evento, destacou a importância de ter a água como tema principal. “É a segunda vez nesse ano que abordamos a temática relacionada ao rio São Francisco. Será que os colegas estão sem criatividade? Não. Se ele aparece em dois momentos é porque de fato esse tema merece ser discutido, porque precisamos nos sensibilizar e entender o que está acontecendo com o rio”, disse.
A programação continua nesta terça e quarta-feira (26 e 27), com palestras e apresentação de trabalhos.
Clique aqui para conferir a programação completa.