-
Última Atualização: 28 Setembro 2017
-
Criado: 28 Setembro 2017
-
Acessos: 1729
Tecnologias de convivência com a seca e alternativas para menor consumo de água são apresentadas durante Semana de Ciências Agrárias
Diversos vieses da crise hídrica, desde as causas e possíveis soluções ou perspectivas de convivência, estiveram em debate durante a 3ª Semana de Ciências Agrárias (SCA) do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, realizada entre os dias 26 e 28 de setembro.
Barragem subterrânea foi tema de palestra
No segundo dia de programação, a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Roseli Melo, apresentou a barragem subterrânea como opção de tecnologia de captação e armazenamento de água de chuva, para produção de alimentos. Roseli explicou como funciona a barragem subterrânea. “É utilizada uma lona plástica para barrar a água da chuva. Toda água que ia embora é acumulada, ficando disponível para as plantas. Onde tem barragem subterrânea o risco de perda da lavoura é mínimo, mesmo em condições restritas, como é o caso de Petrolina”, afirmou.
Para a pesquisadora, o momento foi uma oportunidade de debater um assunto que deve estar em evidência. “Acredito que tudo que está envolvendo água, desde o uso eficiente até a estocagem, tem que ser foco. O tema do evento é muito importante”, disse.
Gherman Garcia relacionou crise hídrica, mudanças climáticas e crescimento populacional
Outro ponto discutido foi a relação da crise hídrica e a produção animal em regiões semiáridas, apresentado pelo também pesquisador da Embrapa, Gherman Garcia. “Foi extremamente inteligente do evento abordar esse tema porque é preciso ter consciência e saber o quanto essa crise é grave”, considerou. À tarde, foram discutidos ainda “A crise hídrica e seus impactos” e “Como o estresse hídrico afeta a produtividade e a qualidade das culturas”, com o pesquisador Lúcio Alberto e a professora Ana Rita dos Santos.
Para a aluna de Agricultura Maria Josenilda, a Semana de Ciências Agrárias foi uma abertura para o conhecimento. “Para mim foi muito proveitoso”, afirmou. A 3ª SCA chegou ao fim nesta quarta-feira (27), com a apresentação de trabalhos de pesquisa.