Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Ensino da matemática é tema de debate na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A matemática está em nosso dia a dia, por menos que percebamos. Desde a velocidade de chegada de um local a outro, até cálculos envolvendo dinheiro, ou até mesmo a medida do diâmetro de um anel envolvem conhecimentos básicos de matemática.

 

Mesa-redonda rendeu discussões importantes em relação ao ensino da matemática

 

Foi justamente com essa proposta, de mostrar que a matemática de fato está em tudo, que o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE deu início, nesta segunda-feira (2), à quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A mesa-redonda “Matemática ensinada de forma lúdica” possibilitou a troca de experiências sobre as dificuldades em sala de aula, diferentes metodologias e proposições para um ensino-aprendizagem diferenciado.

Professora Valmira Amorim mostrou como a matemática pode ser ensinada com diversos objetos

 

O debate contou com as presenças dos professores da área Valmira Amorim, Waldiclecyo Souza, Alysson Guedes e Adriana Cavalcanti e do estudante de Agronomia Danilo Gomes. “Tudo é número. Tudo que a gente faz, tudo que a gente trabalha tem matemática. E nós precisamos mostrar que a matemática é simples e os alunos entenderem que é necessária”, afirmou Valmira, mostrando exemplos de como dia a dia pode ser inserido no ensino da disciplina.

Professor Waldiclecyo Souza constrói mesas de sinuca para ensinar matemática

 O professor e coordenador Geral de Educação Integral e Profissional (GRE Sertão do Médio São Francisco), Waldiclecyo Souza, apresentou sua experiência na Escola Osa Santana, em Petrolina, onde desenvolveu mesas de sinuca para trabalhar assuntos da matéria. “Acho que a gente está no caminho certo de fazer essa revolução no ensino da matemática. Hoje aqui a gente sentiu essa sinergia, que a mudança de se entender a matemática de uma forma diferente, prazerosa, lúdica está para realmente ser aplicada”, considerou.

Para o aluno Danilo Gomes, o aprendizado da matemática fica mais eficiente quando existe a associação do conteúdo com sua aplicabilidade. “Se o conteúdo for expandido e mostrado onde é aplicado chama de fato a atenção do aluno, porque muitas pessoas não conseguem enxergar essa importância”, disse.

No final do debate, foi proposto a elaboração de um documento que mostre a necessidade da mudança no ensino da matemática, bem como de outras disciplinas.

A programação da Semana de Ciência e Tecnologia segue até o próximo sábado (7).  

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050