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Última Atualização: 23 Outubro 2017
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Criado: 23 Outubro 2017
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Campanha reduz desperdício de alimentos no Restaurante do campus Petrolina Zona Rural
Cerca de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no Brasil, segundo a instituição de pesquisa internacional World Resources Institute. O dado coloca o país entre os dez que mais perdem e desperdiçam alimento no mundo.
Campanha utilizou cartazes alertando para a importância de se servir apenas com o que for consumir
A estatística é assustadora e alerta para diversos problemas, como ambientais, econômicos e relacionados à segurança alimentar. No entanto, até mesmo pequenas ações podem contribuir para a redução desses números, como a realizada pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Periodicamente, a UAN promove o controle de desperdício de alimentos no Restaurante Institucional, que oferece todos os dias cerca de 640 refeições para alunos e servidores. Recentemente, a conscientização foi promovida através de campanha que utilizou de cartazes para alertar os usuários do consumo consciente e avaliar a aceitação do cardápio.
Quantidade de alimento que deixou de ser desperdiçado daria para alimentar em média quatro pessoas por dia
De acordo com a nutricionista Nataly Santana um dos parâmetros utilizados para o controle do desperdício é o percentual de resto-ingestão, calculado a partir da relação entre o resto devolvido nas bandejas e a quantidade de alimentos oferecidos, expressa em percentual. “Para coletividades sadias, são aceitáveis percentuais inferiores a 10%. Desta forma, quanto maior o índice de resto-ingestão, menor a satisfação dos clientes”, explicou.
Após dez dias de campanha, o resultado foi a redução da média de resto-ingestão da unidade de 8% para 7%. O número pode parecer pequeno, mas é muito significativo. Segundo a nutricionista, a quantidade de alimentos que deixa de ser desperdiçado daria para alimentar, em média, quatro pessoas por dia. “É necessária a prática contínua da conscientização dos clientes, no sentido de se servirem somente do que vão ingerir”, avaliou Nataly.