Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campanha reduz desperdício de alimentos no Restaurante do campus Petrolina Zona Rural

Cerca de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no Brasil, segundo a instituição de pesquisa internacional World Resources Institute. O dado coloca o país entre os dez que mais perdem e desperdiçam alimento no mundo. 

 

Campanha utilizou cartazes alertando para a importância de se servir apenas com o que for consumir

A estatística é assustadora e alerta para diversos problemas, como ambientais, econômicos e relacionados à segurança alimentar. No entanto, até mesmo pequenas ações podem contribuir para a redução desses números, como a realizada pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Periodicamente, a UAN promove o controle de desperdício de alimentos no Restaurante Institucional, que oferece todos os dias cerca de 640 refeições para alunos e servidores. Recentemente, a conscientização foi promovida através de campanha que utilizou de cartazes para alertar os usuários do consumo consciente e avaliar a aceitação do cardápio. 

Quantidade de alimento que deixou de ser desperdiçado daria para alimentar em média quatro pessoas por dia

De acordo com a nutricionista Nataly Santana um dos parâmetros utilizados para o controle do desperdício é o percentual de resto-ingestão, calculado a partir da relação entre o resto devolvido nas bandejas e a quantidade de alimentos oferecidos, expressa em percentual. “Para coletividades sadias, são aceitáveis percentuais inferiores a 10%. Desta forma, quanto maior o índice de resto-ingestão, menor a satisfação dos clientes”, explicou.

Após dez dias de campanha, o resultado foi a redução da média de resto-ingestão da unidade de 8% para 7%. O número pode parecer pequeno, mas é muito significativo. Segundo a nutricionista, a quantidade de alimentos que deixa de ser desperdiçado daria para alimentar, em média, quatro pessoas por dia. “É necessária a prática contínua da conscientização dos clientes, no sentido de se servirem somente do que vão ingerir”, avaliou Nataly. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050