-
Última Atualização: 02 Dezembro 2017
-
Criado: 02 Dezembro 2017
-
Acessos: 1992
Emoção marca solenidade de certificação de alunos do Proeja
A emoção invadiu o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, na última quinta-feira (30). Após cerca de quatro anos, estudantes do curso Médio em Agroindústria pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) conseguiam superar diversos desafios e conquistar o certificado de conclusão de curso.
Formandos no momento do juramento
O momento foi de celebração. Não houve quem não se emocionasse com o discurso da aluna Josiane Nogueira, oradora da turma, que, em meio a muitas lágrimas, falou sobre sua trajetória, os obstáculos que teve que deixar para trás, a vontade de desistir que de vez em quando lhe batia à porta, e, sobretudo, a persistência em continuar e conseguir. “Desistir é uma palavra que não permitimos colocar em nosso dicionário”, enfatizou, ressaltando a importância que a conclusão do curso terá em sua vida.
Par " Desistir é uma palavra que não permitimos colocar em nosso dicionário", disse Josiane Nogueira
Ao lado de Josiane, mais quatro alunos conquistaram o diploma do curso: Cícero dos Santos, Edilange de Jesus, Francisco Nunes e Kerliana Gomes. Cada um trazendo uma história de vida diferente, trabalho, família, filhos, mas carregando no olhar a mesma gratidão pela oportunidade do que puderam vivenciar ao longo dos anos de curso. “As portas agora se abrem para vocês. Vocês venceram e mostraram que vale a pena investir na educação. Lembrem-se de nunca deixarem que incluam a palavra 'desistir' no vocabulário de vocês”, disse a diretora-geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez.
Par Solenidade contou com a presença de gestores, servidores e familiares
A solenidade contou ainda com as presenças da pró-reitora de Ensino, Marli Melo, do coordenador do Proeja no IF Sertão-PE, Marcos Uchôa,da diretora de Ensino do campus, Andréa Nunes, do coordenador do curso, Roberto Remígio, dos professores homenageados, Roberta Verônica, Marcelo Iran, Emanuel Vinícius Bahia, que deu nome à turma, além de professores, técnicos, familiares.
Par A formanda Kerliana Gomes entregou a homenagem ao professor, que deu nome à turma, Emanuel Vinícius Bahia
Em seu discurso, que também emocionou os presentes, o professor Roberto Remígio destacou o poder da educação e as perspectivas que se abrem para os formandos a partir de agora. “Antes de mais nada, eu acredito nesse poder transformador da educação. A educação democratizada, revolucionária e desafiadora poderá construir uma sociedade mais justa. E para isso é preciso o engajamento de todos. A importância desse momento se dá para cada estudante que, ao concluir uma etapa da vida acadêmica vislumbra uma perspectiva futura que se abre. São oportunidades, cursos específicos, concursos, trabalho, enfim, vida”, afirmou.
Concluintes ao lado dos professores
Ao final da solenidade foi realizado um momento de confraternização entre os presentes.