-
Última Atualização: 11 Dezembro 2017
-
Criado: 11 Dezembro 2017
-
Acessos: 2019
Curso ofertado a jovens da Funase certifica décima turma
A transformação de vidas é possível através da educação. Nesta quinta-feira (7), uma turma de jovens em cumprimento de medida socioeducativa do Centro de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Case/Funase) provou isso, concluindo o curso em Auxiliar Técnico em Agropecuária, no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Familiares e amigos dos formandos marcaram presença
A felicidade podia ser notada no rosto dos familiares presentes que, por diversos momentos não contiveram as lágrimas de emoção ao presenciar um passo tão importante em um novo caminho. A mãe de um dos adolescentes, Erleide Santos, disse que já foi possível perceber mudanças no comportamento do filho. “O dia de hoje tem uma importância enorme para a vida dele e para a minha também. Vai ser muito bom para a educação dele, aprender a respeitar, me obedecer mais, estudar.
A cerimônia contou com as presenças da diretora-geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, da pró-reitora de Ensino, Marli Melo, do coordenador dos cursos de Formação Inicial e Continuada, Marlon Rocha, do juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, da coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar, do promotor de Justiça Érico de Oliveira, além de servidores, amigos e familiares dos concluintes.
Esta é a décima turma que conclui o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária
A diretora do campus, Jane Perez, destacou a importância da parceria entre o IF Sertão-PE e Case/ Funase Petrolina, em vigência desde 2013, que já atendeu mais de 100 adolescentes. “Hoje é dia de agradecer, porque até hoje só colhemos bons frutos dessa parceria. Vários alunos já passaram pelo campus e a cada turma é um novo aprendizado. Tenho certeza que essa parceria vai durar por muito tempo”, afirmou.
O juiz Marcos Bacelar ressaltou a força de vontade dos formandos. “Nós temos que ter consciência de que eles erraram, merecem repreensão, mas merecem respeito. Nós apostamos em vocês. De nada adiantará o certificado se a vida daqui para frente será diferente, com mais responsabilidade. Todos esperamos muito mais de vocês”, disse.
A diretora do Case, Nídia Maria Alencar, falou sobre a motivação desde a formatura da primeira turma que permanece até hoje. “Nós continuamos construindo o dia a dia em cima de três pilares: união, amor e compromisso”, ressaltou, citando os pilares como a base do sucesso do programa.
A parceria entre o IF Sertão-PE e o Case/Funase Petrolina existe desde 2013, no intuito de ofertar o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O certificado de conclusão do curso habilita os profissionais a atuarem em propriedades rurais, no apoio a atividades relativas aos sistemas produtivos agrícolas regionais.