-
Última Atualização: 09 Abril 2018
-
Criado: 09 Abril 2018
-
Acessos: 2575
Projeto #Sábados Interativos realiza último evento do semestre 2017.2
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, neste sábado (7), a última culminância do projeto #Sábados Interativos, do semestre 2017.2. Foi a vez dos estudantes dos cursos subsequentes em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, trazendo o conhecimento da sala de aula para a prática.
Entre as formas de apresentação, as maquetes mostraram sistemas produtivos
A importância da vegetação e sua presença em diversos setores, desde o artesanato, vestuário, ambientação, até a construção civil; os meios de sobrevivência encontrados e desenvolvidos na caatinga; a reprodução e melhoramento genético, sanidade e bem-estar animal; a produção de suco de uva integral a partir da variedade benitaka, foram apenas algumas das temáticas apresentadas durante o evento.
A estudante Klívia Menezes e sua equipe mostraram elementos sertanejos
A estudante de Agricultura, Klívia Menezes, juntamente como sua equipe, apresentou a “Caatinga Gourmet”, onde trouxe diversos elementos da cultura sertaneja, com foco principal na alimentação. “A caatinga tem vários meios de sobrevivência e uma sabedoria muito grande. Fazer esse trabalho foi muito bom, porque resgata a raiz de cada pessoa. Todo mundo se esforçou bastante para trazer um pouco de sua cultura”, disse. Além das comidas tradicionais sertanejas, um dos destaques foi o espetinho de palma, mostrando toda versatilidade do vegetal.
Ficou mais fácil de entender sobre digestão acompanhando o processo nos órgãos mostrados pela aluna Clara Barros
Quem esteve no #Sábado Interativo também teve a oportunidade de entender o processo digestório dos caprinos. A aluna de Zootecnia, Clara Barros, mostrou o passo a passo em cada órgão do sistema digestivo. “É bastante interessante, porque vendo o órgão, pegando, fica muito mais fácil de entender todo esse processo”, afirmou.
Benaia Ferreira e sua equipe mostraram toda produção do suco de uva integral
Já a turma de Agroindústria teve como foco o reaproveitamento. E foi assim que uvas de mesa que seriam descartadas viraram suco integral. “Essa uva não é usada pelo mercado para fazer suco. Nós experimentamos e deu certo. Todo o processo é feito de forma artesanal e terminou despertando o interesse de trabalhar nessa área”, contou a estudante Benaia Ferreira.
A próxima culminância do projeto #Sábados Interativos, que tem como objetivo trabalhar, a partir de um tema em comum, a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias no processo educacional, acontecerá no semestre 2018.1 em data ainda a ser divulgada.