-
Última Atualização: 16 Mai 2018
-
Criado: 16 Mai 2018
-
Acessos: 1500
Estudantes de colégio de São Paulo conhecem rotina do campus Petrolina Zona Rural
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE já se tornou ponto de parada obrigatório para os alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo (SP). Todos os anos, desde 2012, turmas do 9º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de conhecer uma realidade de aprendizado diferente da que vivem diariamente.
Alunos de São Paulo foram recebidos por turma de Agropecuária
Nesta terça-feira (15), uma nova turma foi recebida por estudantes e servidores, que apresentaram a estrutura física, setores ligados às práticas de agricultura, agroindústria e zootecnia, além de contar sobre o dia a dia no campus.
Visita incluiu passeio pelo campo, setores de agricultura e zootecnia
A experiência tem seu ponto alto na interação entre os alunos. A dificuldade de interação inicial não demora para ser vencida. Logo, as curiosidades, a vontade de conhecer diferenças e semelhanças entre os adolescentes despertam para o diálogo e a troca de vivências.
Além de setores, estudantes conheceram canal de irrigação e sua importância para o funcionamento do campus
Ana Laura Souza é aluna de Agropecuária e acompanhou a visita desde o início. Ela falou sobre as coisas que gosta de fazer, sobre o que mais chama atenção no curso, sobre as dificuldades e pontos positivos. “Foi muito legal. É ótima essa troca de experiências, porque nós não conhecíamos como era o ensino deles lá”, disse.
Interação entre os alunos é o ponto alto da visita
A sensação foi a mesma para Carolina Ito, que se surpreendeu com as possibilidades que o campus oferece. “Consegui conhecer um pouquinho mais sobre cada área, da irrigação, do cuidado com os animais, das plantas medicinais. Foi muito boa essa interação com os alunos, a gente conseguiu ver as experiências deles e falar da nossa”, afirmou.
Ao final, alunos trocaram até mesmo contatos nas redes sociais
De acordo com a professora do Colégio Santa Cruz, Fernanda Rodrigues, os alunos foram divididos em grupos de seis temas: sustentabilidade, modo de ocupação da terra, papel da mulher, políticas públicas, energia, cultura e identidade. “A ideia é ver na prática esses temas. E aqui no IF Sertão-PE conseguimos fazer isso”, explicou.
Mais duas turmas visitarão o campus Petrolina Zona Rural, nos próximos dias 19 e 23 de maio.