-
Última Atualização: 06 Julho 2018
-
Criado: 06 Julho 2018
-
Acessos: 2547
Projeto promove conscientização sobre cuidados com animais abandonados
Quem nunca se deparou com um cão ou gato abandonado na rua, sem os devidos cuidados ou mesmo sem alimentação? Esta é uma realidade muito presente no Brasil e, em Petrolina, infelizmente, não é diferente.
Projeto visa, entre outras ações, o estímulo à adoção
A superpopulação de cães e gatos em centros urbanos é muito além de uma questão humanitária. O controle desses animais em situação de abandono atende a um problema de saúde pública, à medida que são transmissores de zoonoses, como raiva, leptospirose, leishmaniose; que podem ocasionar agressões e até mesmo acidentes de trânsito.
No campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, um projeto de extensão tem como objetivo reduzir as estatísticas de animais abandonados, promovendo uma série de ações no intuito de facilitar a convivência entre as pessoas, cães e gatos. A ideia surgiu durante as discussões ocasionadas no I Encontro sobre Animais Abandonados no IF Sertão-PE, realizado no dia 28 de julho de 2017, quando foram relatados vários casos envolvendo servidores e estudantes, com diferentes posicionamentos a respeito da interação com animais errantes e sua influência na saúde pública.
Encontro entre representantes do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, servidores e alunos do campus Petrolina Zona Rural foi uma das ações do projeto
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristina Akemi, a intenção é que o trabalho seja desenvolvido de forma contínua, no intuito de combater e controlar as zoonoses no campus Petrolina Zona Rural e comunidades circunvizinhas, por meio do estímulo à adoção, da conscientização da sociedade para com a guarda responsável e tornando-se um agente multiplicador na forma humana e respeitosa de se tratar os animais. “A gente não pode simplesmente pegar o animal e colocar na rua. Que papel é o nosso de formação de cidadão fazendo com que ele seja invisível? Não, ele é visível, ele faz parte da sociedade, tem sentimentos, percebe os maus-tratos”, afirmou.
Entre as ações previstas pelo projeto, intitulado “A alegria sempre aos seus pés”, o IF Sertão-PE participará como parceiro da Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada neste domingo (8), no River Shopping, das 17h às 19h, com organização da Associação Proteger.
No próximo dia 14, será a vez do campus Petrolina Zona Rural abrir as portas à comunidade, promovendo a vacinação e vermifugação de cães e gatos, além de ações educativas sobre a importância do controle populacional, por meio da castração, e do controle de zoonoses. O evento, que conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, acontecerá das 9h às 12h.
É importante lembrar abandono e maus tratos a animais é crime, segundo o Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Artigo 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo.