-
Última Atualização: 23 Agosto 2018
-
Criado: 23 Agosto 2018
-
Acessos: 1436
Mesa-redonda debate métodos de controle da mosca-das-frutas
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta quarta-feira (22), uma mesa-redonda que teve como tema “Mosca-das-frutas: Situação atual e controle”. Organizado por estudantes de Agronomia, o evento discutiu a importância econômica, formas de identificação, monitoramento e controle da mosca-das-frutas.
Mesa-redonda teve como público-alvo estudantes de Agricultura
A atividade faz parte do projeto de Extensão “Mosca-das-frutas em pomares domésticos”, que tem como responsáveis a professora Andréa Nunes e o bolsista Erick Matheus Ferreira. “O objetivo do projeto é levar à população o conhecimento da praga e melhorar a eficiência de sua captura tanto na área urbana quanto na área rural”, explicou Erick.
Métodos de controle das moscas-das-frutas foi um dos assuntos em questão
Durante o evento, foram demonstradas formas de controle de fácil acesso e manutenção, como por exemplo a armadilha feita como garrafa pet. Caso não tenha o devido controle, a mosca-das-frutas pode causar prejuízos, já que perfuram os frutos para depositar seus ovos e suas larvas fazem galerias na polpa, provocando a deformação de frutos, alteração de sabor, amadurecimento precoce e apodrecimento. Na região, são encontradas mais facilmente na manga, seriguela, umbu-cajá, goiba, carambola, acerola e uva.
Evento foi organizado por estudantes de Agronomia
De acordo com Erick Matheus, além da mesa-redonda, o projeto promoveu também oficinas, em Petrolina e Juazeiro. “Algumas pessoas que participaram das oficinas já fizeram armadilhas e colocaram até em sua planta em casa. Ninguém quer comer fruta com larva”, afirmou.