-
Última Atualização: 10 Setembro 2018
-
Criado: 10 Setembro 2018
-
Acessos: 1660
Cooperação técnica entre IF Sertão-PE e vinícola produz inovação e bons vinhos
Fruto da estratégia de contribuir com o desenvolvimento do Vale do São Francisco, o acordo de cooperação técnica e científica firmado entre o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através da Escola do Vinho, e a empresa Vinum Sancti Benedictus, alcançou a sua primeira safra de vinhos.
Processo de elaboração dos vinhos contou com o apoio de estudantes do curso de Viticultura e Enologia
O processo de vinificação resultou na elaboração de dois tipos de vinhos. O primeiro, vinho tinto de aroma marcante de frutas vermelhas e negras, produzido a partir das variedades de uvas syrah e tannat; o segundo, vinho branco refrescante, resultado da vinificação que combinou as variedades de uvas chardonnay e saugnion blanc.
Parceria teve como resultado uma safra de vinhos tintos e brancos
De acordo com a coordenadora do curso de Viticultura e Enologia, professora Elis Nogueira, a parceria apresenta grande importância. “Essa cooperação contribui diretamente com a promoção do desenvolvimento regional e a oferta de um ambiente formativo mais dinâmico para os nossos estudantes, ratifica a importância do curso Superior em Viticultura e Enologia, enquanto instrumento qualificador de mão-de-obra”, afirmou.
A parceria conta ainda com a participação de estudantes durante todo processo de vinificação, o que representa maior qualidade em sua formação. A aluna do curso de Enologia e estagiária do convênio, Aila Souza, destacou a experiência como de extrema significância. “Tem sido de grande importância, pois é a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos com as aulas durante o curso. Além de amadurecer, me sinto mais preparada e na certeza que estou me transformando em uma profissional com mais qualidade, em decorrência da proximidade com os desafios do processo da vinificação”, concluiu.