-
Última Atualização: 14 Novembro 2018
-
Criado: 14 Novembro 2018
-
Acessos: 1214
Evento debate mercado de trabalho da vitivinicultura na região do Vale do São Francisco
O Workshop de Atualização na Produção e Processamento de Uvas, realizado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, continuou nesta terça-feira (13), com apresentações de palestras que mostraram sobre as possibilidades de mercado de trabalho na região, voltadas para a área.
Maria Braz: "Cada experiência que vou me permitindo, vou aprendendo cada vez mais"
“Aspectos da elaboração de vinhos de mesa e sua atuação no mercado vitivinicultor” foi a primeira palestra, ministrada pela supervisora administrativa da Vinícola Mandacaru, Maria Braz, que também é estudante de Viticultura e Enologia do campus. Maria falou sobre o funcionamento e produção da vinícola, bem como sobre oportunidades de trabalho. “A cada experiência que vou me permitindo, vou aprendendo cada vez mais, compartilhando e incentivando o mercado e a profissão”, afirmou.
Érick Galvão apresentou a empresa Inovale
Em seguida, o engenheiro Érick Galvão falou sobre a empresa Inovale, que teve o suporte da Incubadora do Semiárido (ISA), vinculada ao IF Sertão-PE, para se desenvolver e consolidar. A pesquisadora da Embrapa Semiárido, Patrícia Coelho de Souza Leão apresentou um histórico e a atual realidade sobre o cultivo de uvas sem sementes no Vale do São Francisco. A apresentação sobre “A utilização dos defensivos na produção de uvas”, feita pelo professor Rodrigo Marques encerrou a programação de palestras do evento, que continuou a tarde com visita técnica.
A pesquisadora da Embrapa, Patrícia Coelho, falou sobre o cultivo de uvas sem sementes
Para a estudante de Agronomia, Márcia Vieira, o workshop trouxe outro olhar sobre as possibilidades de atuação profissional. “O evento foi muito importante por trazer mais conhecimentos sobre a cultura da uva, que é a segunda mais importante de nossa região, aliando a prática com os conhecimentos acadêmicos. É incentivo para a gente, nós tivemos um rico conhecimento nessa semana”, considerou.
Durante os três dias de evento, os alunos realizaram visitas técnicas
De acordo com a professora Carla Padilha, uma das organizadoras do evento, o objetivo de trazer atualização sobre a produção de uva foi alcançado. “A proposta é que o público, principalmente os alunos, visualizassem que o mercado de trabalho está aí e não é nada demais, que se eles tiverem entusiasmo, boas ideias e atualização eles conseguem se destacar. Minha avaliação é muito positiva”, disse.
O Workshop de Atualização na Produção e Processamento de Uvas encerrou nesta quarta-feira (14), com visita técnica.