-
Última Atualização: 19 Novembro 2018
-
Criado: 19 Novembro 2018
-
Acessos: 1251
"Ciência para redução das desigualdades" é tema do primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE deu início, nesta segunda-feira (19), à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz como tema “Ciência para redução das desigualdades”.
Reitora Leopoldina Veras falou sobre a expansão da Rede Federal
A programação teve início com a palestra “Expansão da Rede Federal e a sua contribuição para redução das desigualdades”, ministrada pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras. Durante a apresentação, a reitora falou sobre o salto do número de instituições federais de Ensino, de 2006 a 2018, dados relativos a quantidade de vagas ofertadas pela rede federal, número de alunos, conquistas e desafios.
“Tivemos a oportunidade de interiorizar o acesso de jovens e adultos à educação técnica, tecnológica e superior de qualidade, possibilitando mudança substancial na vida das pessoas e contribuindo para melhorar os arranjos produtivos locais”, afirmou Leopoldina.
"A educação sozinha não resolve os problemas das desigualdades sociais", disse o professor Fábio Porto
Em seguida, o professor Fábio André Porto ministrou a palestra “Ciência para redução das desigualdades”, assunto que foi pauta também para a mesa-redonda que contou com as presenças da assistente social e da psicóloga da Funase/Case Petrolina, Bruna Matildes e Juliana Café. Os convidados apresentaram suas experiências de transformação social através de processos educativos e enfatizaram a importância de agregar valores diferenciados na vida de cada sujeito. “A educação não é o único elemento para reduzir as desigualdades, mas é uma área estratégica”, pontuou Bruna Matildes.
Mesa-redonda apresentou casos de como a ciência pode interferir na diminuição das desigualdades
A parceria entre a Funase/Case e o IF Sertão-PE, que oferta curso de auxiliar técnico em Agropecuária para jovens em cumprimento de penas socioeducativas foi um dos exemplos citados. “Mais de 90% dos jovens não tiveram contato com o ensino técnico ou superior e têm a partir da parceria. É uma oportunidade de eles pensarem minimamente em seus futuros”, pontuou Juliana Café.
Estudante Amanda Mirelle foi uma das 27 a apresentar projetos de Extensão
Durante a tarde, foi a vez dos estudantes apresentarem os projetos de Extensão Técnico e Superior, ainda em vigência. Ao todo, foram 27 projetos apresentados. Para a aluna de Agronomia, Amanda Mirele da Paz ,que falou sobre o projeto “Posso Ajudar? Orientação aos consumidores quanto às informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos”, é uma oportunidade de socializar os aprendizados. “É a primeira vez que estou participando de um projeto e estou gostando muito. Está sendo muito importante em relação a apresentação de trabalhos, de falar com o público e também aprender sobre as especificidades do projeto, o que enriqueceu muito meu currículo”, afirmou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue nesta terça-feira (20), com palestras e apresentações de projetos de pesquisa.
Clique aqui para conferir a programação completa.
Clique aqui para conferir os projetos de Pesquisa a serem apresentados nesta terça-feira (20).