-
Última Atualização: 23 Novembro 2018
-
Criado: 23 Novembro 2018
-
Acessos: 1366
Produtores aprendem sobre criação de abelhas e preservação da caatinga
Foi com muita vontade de aprender que pequenos produtores das comunidades rurais de Santa Rita, Lagoa do Vicente e Fazenda Caracol, situadas no município de Casa Nova (BA), participaram, nesta quarta-feira (21), do primeiro dia do curso de capacitação para criação, manejo e produção de mel de abelhas nativas e exóticas, oferecido no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Participantes do cursos fizeram a Trilha Ecológica
Um passeio pela Trilha Ecológica deu início às atividades. “Para conhecer as abelhas temos que conhecer as plantas onde vivem, identificar suas características e saber preservá-las”, alertou a estudante Emanuela Beatriz.
Plantas nativas da caatinga abrigam abelhas
A Trilha percorre um percurso de 800 metros, apresentando mais de 25 espécies de plantas nativas da caatinga e suas propriedades. Ao longo do caminho, produtores, estudantes e professores trocaram experiências práticas e teóricas, a partir da vivência de cada um. “A ideia é despertar para preservação e consorciar o aprendizado com a produção de abelhas”, afirmou uma das participantes do curso, Juciana Vieira.
Curso teve momento no meliponário do CVT
Durante a tarde, foi apresentado o meliponário do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT) e ministrada aula teórica sobre criação e manejo de abelhas nativas, com a bolsista Jerce Carla Cavalcante e o estudante Ítalo Ramon.
Atividade envolveu momentos de teoria e prática e muita troca de conhecimentos
O curso, que terá continuidade na próxima quarta-feira (28), faz parte do Projeto de Extensão “Elaboração de cartilha para criação de abelhas e oferta de capacitação em apicultura e meliponicultura”, orientado pela professora Carla Samantha.