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Última Atualização: 28 Novembro 2018
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Criado: 28 Novembro 2018
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Intervenção busca provocar reflexão sobre importância do cuidado com o patrimônio público
Cadeiras e portas quebradas, dezenas de fechaduras danificadas, vasos sanitários e bebedouros inutilizados. Quem passa pelos corredores do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE é impossível não se sentir provocado pelos objetos expostos, resultado, muitas vezes, da falta de zelo com o patrimônio público.
Objetos quebrados foram espalhados pelo campus com o intuito de provocar a reflexão
A intervenção faz parte das ações do projeto Preservar, concebido com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica por meio de ações relacionadas à preservação e ao cuidado não apenas do patrimônio público, como também do meio ambiente e das relações sociais.
"O projeto convida cada um a pensar em suas próprias atitudes e o quanto o comportamento individual interfere nas relações coletivas", afirmou a pedagoga Rosilene Oliveira
De acordo com a pedagoga e uma das idealizadoras do projeto, Rosilene Oliveira, a ideia da exposição de objetos danificados surgiu devido à falta de cuidado percebida em alguns espaços do campus recém-reformados, como banheiros e salas de aula. “A nossa intenção é trazer uma reflexão sobre a importância da valorização do patrimônio público, provocar as pessoas a pensarem que esse patrimônio é nosso, que devemos cuidar e preservar. Que o dinheiro investido no reparo ou reforma poderia ser direcionado para outra ação em benefício do próprio estudante”, explicou.
Cartazes mostram o antes e o depois de áreas recém-reformadas, como banheiros, salas de aula e residência estudantil
A intervenção realizada no campus Petrolina Zona Rural foi apenas o primeiro passo dado. A ideia do projeto é que envolva ações contínuas, de forma interdisciplinar, interativa e dinâmica, buscando o diálogo com o estudante, público principal, mas também com os servidores. “A comissão responsável pelo projeto se reuniu com os líderes de turma, que abraçaram a iniciativa e se colocaram à disposição para atuar em conjunto. O projeto convida cada um a pensar em suas próprias atitudes e o quanto o comportamento individual interfere nas relações coletivas”, afirmou Rosilene.
Integrantes da comissão responsável falaram sobre a campanha em sala de aula: "Projeto é de todos nós"
Vale ressaltar que a ação tem caráter educativo e não punitivo, e toda a comunidade acadêmica está convidada a participar, seja fazendo sua parte, como também através de sugestões que podem ser deixadas na Direção de Ensino e no Setor Pedagógico.
Em breve, o projeto Preservar lançará um Concurso de Slogan, para escolher a melhor frase que represente a campanha.