Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Petrolina Zona Rural recebe professores de Moçambique para capacitação

Professores de Moçambique estão no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, até o próximo dia 15 de dezembro, participando de um programa de formação em Ciências Agrárias. O intercâmbio é resultado do convênio firmado entre o Governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), voltado à reforma da educação profissional no país africano.

 Programa de formação inclui aulas teóricas e visitas técnicas

Justino Estevao, Abdul Ibraimo, Naife Elias e Zito Aidene são dos institutos Gurúe, Inhamussúa e Lichinga, respectivamente, onde atuam na área de Ciências Agrárias. O programa de formação oferecido no IF Sertão-PE inclui aulas e visitas técnicas, abordando como conteúdos principais mecanização agrícola e extensão rural. 

 Professores veem assuntos relacionados à mecanização e extensão rural

Na última semana, os professores conheceram ações extensionistas, como a desenvolvida pelo estudante de Agronomia do IF Sertão-PE, Adriano José da Silva, no Assentamento Terra da Liberdade, em Petrolina. A partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso, Adriano implantou uma horta comunitária na comunidade, conquistando, inclusive, certificação de produção orgânica. 

Professores conheceram projeto desenvolvido em Casa Nova

Outra ação conhecida é realizada no município de Casa Nova (BA), pelo também aluno Luiz Nunes. Através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Socioambientais, Luiz presta assistência técnica e oferta cursos de formação a seis comunidades, envolvendo temas como produção de hortas e alimentação animal. 

Além do conhecimento técnico, os professores têm a oportunidade de conhecer sobre a cultura local e também demonstrar suas experiências. Para Naife, esse elo criado entre os dois países tem como objetivo principal a troca de experiência. “Tivemos uma independência há pouco tempo, em 1935. Estamos em uma fase de crescimento ainda. Essa busca de conhecimento é importante para que a gente possa ganhar uma velocidade de desenvolvimento, queira a nível tecnológico ou mesmo em nível de ensino. E a nossa expectativa é essa, buscar um pouco da tecnologia que é usada no Brasil para usar em nossa nação. A gente também dá um pouco do que é nosso e ganha um pouco do que é vosso”, afirmou.

 Os moçambicanos, que já vêm de passagens por instituições no Ceará e Maranhão, seguem no próximo sábado (15) para Brasília, onde participam da conclusão do curso de formação com cerimônia de diplomação. O programa tem ainda o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050