-
Última Atualização: 22 Abril 2019
-
Criado: 22 Abril 2019
-
Acessos: 1542
Roda de conversa propõe desmistificar estereótipos relacionados ao povo indígena
Quem são? Onde estão? Como vivem os índios nos dias atuais? Essas foram as perguntas que nortearam a roda de conversa em alusão ao Dia do Índio, realizada pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, na última quarta-feira (17).
"A nossa intenção é justamente desmistificar a visão estereotipada do que vem a ser o indígena", disse Elka Janaína
A servidora Elka Janaína dos Santos, indígena do povo Pankará, provocou o público presente a refletir sobre como cada um pensa e enxerga os índios no Brasil atualmente. “A ideia do evento foi falar sobre os indígenas nos dias atuais. A nossa intenção é justamente desmistificar a visão estereotipada do que vem a ser o indígena e ressignificar a história indígena e sua contribuição para a nossa sociedade”, afirmou.
Entre os assuntos abordados, estiveram desde o extermínio indígena com a chegada dos portugueses, até a importância do reconhecimento étnico, do sentimento de pertencimento cultural e do processo de resistência.
Ao final da conversa, os estudantes participaram de uma dinâmica onde desmistificaram questões e esteriótipos relacionados aos povos indígenas. “Só através da informação que a gente passa a conhecer e respeitar”, concluiu Elka.