-
Última Atualização: 24 Mai 2019
-
Criado: 24 Mai 2019
-
Acessos: 1603
IV Semana da Zootecnia destaca tecnologias e integração pecuária-fruticultura
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, nesta quinta-feira (23), a IV Semana da Zootecnia. Com o tema “Zootecnia no Brasil: avanços e desafios”, o evento provocou debate em torno da valorização da profissão e de sua importância para a produção de alimentos, bem como sobre as novas tecnologias que, gradativamente, transformam a área.
A zootecnista Alessandra Azeredo falou de novas possibilidades de atuação no Vale do São Francisco
A zootecnista Alessandra Azeredo apresentou a integração entre a ovinocultura e a produção de uva e manga no Vale do São Francisco como uma das tendências atuais, inclusive já implantadas por algumas fazendas, e um novo nicho de mercado a ser explorado pelos profissionais da Zootecnia. “Nossa realidade hoje na região é que maior parte da produção é feita de forma extensiva, sem controle e 98% do abate é feito de forma clandestina. A gente precisa mudar essa realidade, e o que vai mudar é uma Zootecnia forte”, assegurou.
Auditório ficou lotado para prestigiar o evento
Em seguida o professor Miguel Guimarães falou sobre tecnologias aplicadas para avaliação do bem-estar animal, no intuito de melhorar o manejo e aumentar a eficiência na produção, como monitoramento de pasto por GPS, processamento de imagens e sons e termografia aplicada.
Lays Thayse Alves abordou melhoramento genético
O evento seguiu durante a tarde, com as palestras da doutoranda em Ciência Aninal, Lays Thayse Alves, que abordou melhoramento genético, e do zootecnista José Renaldo, que falou sobre a importância da escrituração zootécnica. “A intenção é despertar as pessoas que existem formas de validar as técnicas aplicadas”, disse.
O zootecnista José Renaldo encerrou o dia de palestras
Para o coordenador do curso de Zootecnia do campus Petrolina Zona Rural e um dos organizadores da IV Semana de Zootecnia, Ellio Celestino, o evento é uma forma de valorizar a profissão. “A Zootecnia continua desconhecida da grande maioria. A gente vem comemorar o dia 13 de Maio, Dia do Zootecnista, e celebrar essa profissão extremamente importante, que mostra como produzir com respeito aos animais”, afirmou.