-
Última Atualização: 10 Junho 2019
-
Criado: 10 Junho 2019
-
Acessos: 1111
Minicurso mostra possibilidades de aproveitamento da manga
Você já imaginou comer lasanha, omelete, cupcake, brigadeiro preparados com manga? O minicurso “Sabores e Valores da Manga”, ofertado na última sexta-feira (7), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, como parte da programação do Workshop Atualização na Produção e Processamento da Manga, mostrou essas possibilidades.
Ministrado pela tecnóloga em Alimentos, Ataildes Pinheiro, o minicurso mostrou o quanto a fruta pode ser versátil na elaboração de pratos doces e salgados, sendo utilizada inclusive em sua totalidade. “A ideia é mostrar que é possível fazer o aproveitamento na totalidade da manga, bem como as infinitas possibilidades de beneficiamento e aumentar a diversidade de alimentos na mesa”, disse Ataíldes.
Além do aproveitamento da fruta, principalmente em época de safra em que a demanda é alta e acaba havendo desperdício, a variedade da utilização da manga pode ainda ser uma alternativa para incrementar a renda. “O objetivo é despertar e provocar para a questão do empreendedorismo e eles saberem a imensidão que é trabalhar com alimentos”, afirmou a tecnóloga.
Durante a oficina, os participantes viram noções básicas de sanitização e elaboraram pratos tendo a manga como estrela principal. Na lasanha, o fruto cortado em fatias substituiu o macarrão e deu um sabor agridoce ao prato; a omelete recebeu recheio e molho de manga; o molho pode ainda acompanhar carnes ou saladas; no cupcake, o fruto é incorporado tanto na massa, quanto no recheio e cobertura. Foi feito ainda brigadeiro, tortinha invertida, manga cristalizada e creme de manga.
Quem experimentou garante que estava tudo muito saboroso. O estudante Marcos Marinho aprovou as receitas e a experiência. “Fiquei muito curioso com alguns pratos e o resultado foi muito bom”, disse. Para a estudante Emanuelle Muniz foi uma oportunidade de aprender muitas novidades. “A gente usava a manga geralmente só para fazer polpa e conhecemos várias possibilidades do que pode ser feito, o que agrega muito”, disse.
A programação do Workshop Atualização na Produção e Processamento da Manga foi encerrada na sexta-feira.