-
Última Atualização: 05 Setembro 2019
-
Criado: 05 Setembro 2019
-
Acessos: 1139
IV Semana Inclusiva encerra programação com debate sobre a inclusão social da pessoa surda
A inclusão social da pessoa surda foi o tema do último dia de programação da VI Semana Inclusiva do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, realizado nesta quinta-feira (5).
A palestra ministrada pela professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Maria Nacelha, abordou a importância do acesso à linguagem natural da pessoa surda, da aquisição da língua de sinais, desde o diagnóstico médico, de modo a garantir o total desenvolvimento cognitivo. A professora falou ainda da inclusão social, desde o processo de aprendizagem, até o acesso à saúde, à cultura, as dificuldades, desafios e conquistas alcançadas.
Após a palestra, o grupo Arte em Libras, criado pelo Napne do campus Petrolina Zona Rural, realizou sua primeira apresentação. Formado pelos estudantes Luma Vitória Souza, Paloma Almeida, Lucas Feitosa e Ana Flávia Silva Santos, o grupo interpretou as músicas Xote das Meninas e Petrolina, Juazeiro em Libras. O projeto, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades artísticas, como apresentações musicais e dramatizações em Libras, continua aberto para a entrada de interessados.
Para o presidente da comissão organizadora do evento, Francisco Everaldo, a Semana Inclusiva tem uma importância muito grande por promover o respeito à individualidade e à identidade de cada um. “Por mais contraditório que pareça, o que nos torna iguais é justamente o fato de sermos diferentes, de cada um ter sua particularidade”, afirmou.