Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Evento destaca importância do resgate do uso das plantas medicinais

Mostrar a importância do resgate das tradições do uso de plantas medicinais através do ensino, pesquisa e extensão. Esse foi um dos objetivos do I Workshop de Plantas Medicinais, realizado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, nesta sexta-feira (11).

 

Professora Flávia Cartaxo apresentou as atividades do Horto Medicinal Orgânico

Abrindo o evento, a professora Flávia Cartaxo apresentou o Horto Medicinal Orgânico do IF Sertão-PE e a função social e científica que vem realizando na região. Em atividade desde o ano de 2013, o Horto já fomentou o desenvolvimento de 20 Projetos de Iniciação Científica, além de Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e teses, promovendo o estudo de temas como a composição química dos óleos essenciais e o controle de fungos na pós-colheita.

Programação contou com as palestras de Eliatânia Costa, Ana Paula de Oliveira, Flávia Cartaxo e Leopoldina Veras

Ao longo de seis anos, as atividades do Horto Medicinal foram muito além dos limites físicos da instituição. Através de 16 Projetos de Extensão, foram instaladas hortas em comunidades como o Assentamento Boqueirão, em Santa Maria da Boa Vista, feita a distribuição de mais de 10 mil mudas, realizados dias de campo, oficinas, participação em eventos, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento em relação ao uso das plantas medicinais. O Horto envolve o trabalho de mais de dez bolsistas e a parceria de instituições como a Uneb, Univasf e UFPB. 

O Workshop abordou ainda temas como o uso medicamentoso das plantas medicinais, com a professora Leopoldina Veras, que incentivou a pesquisa na área; a servidora Eliatânia Costa apresentou sua tese de Doutorado intitulada “A importância do estudo com plantas medicinais na busca por compostos biologicamente ativos: Flavonoide com efeito expectorante e antitussígeno”. A professora do campus Floresta, Ana Paula de Oliveira, encerrou a manhã de palestras falando sobre o trabalho de pesquisa “Análise metabolômica de hymenaea martiana por ressonância magnética nuclear e espectroscopia”.

Oficinas

O Workshop de Plantas Medicinais seguiu durante a tarde com a oferta de oficinas ministradas pelos próprios estudantes de Agronomia do IF Sertão-PE, que também foram organizadores do evento. “A ideia partiu da própria turma e é um incentivo, é uma maneira de eles se comunicarem, de estimular a parte extensionista, a confiança em relação ao aprendizado de cada um deles”, pontuou Flávia Cartaxo. 

Os próprios estudantes foram responsáveis pela realização das oficinas

 

A estudante do curso de Tecnologia de Alimentos, Sumaia Paes, participou da oficina de produção de kombucha e garantiu que houve muito aprendizado. “Tenho interesse em realizar trabalhos com a kombucha, vim para saber mais e estou achando muito bom. Sempre soube que era só um tipo de chá que podia usar, se não diminuíam as propriedades e aqui já aprendi que pode ser usado capim santo e menta e achei incrível”, disse.

Ao todo, foram realizadas oito oficinas 

Para o bolsista e um dos organizadores do evento, Yuri Tavares, a experiência foi enriquecedora. “A gente percebe o quão é importante resgatar essa cultura que nossos avós tinham e que com o passar dos anos está sendo esquecida, e que o uso das medicinais pode ser incorporado no nosso dia a dia”.  Segundo Yuri, o fato de ministrar uma oficina contribuiu ainda mais para seu aprendizado. “Nós nos preparamos para passar a informação de forma mais clara possível. Na oficina eu busquei desmistificar a ideia de que a caatinga é muito pobre e eles puderam ver na prática a utilização do angico, do jericó, do alecrim de vaqueiro”, explicou. 

Yuri Tavares durante realização da oficina "Extração de óleos essenciais e preparo de extrato com plantas medicinais da caatinga

As oficinas tiveram as seguintes temáticas: Extração de óleos essenciais e preparo de extrato com plantas medicinais da caatinga; Remédios caseiros com plantas medicinais; Produção de kombusha artesanal; Plantas medicinais: do plantio à colheita; Uso dos princípios ativos das plantas medicinais na elaboração de sabão caseiro; Utilização de plantas medicinais como remédio caseiro na saúde do adulto; Uso de plantas medicinais no tratamento de doenças respiratórias; Extração de óleos essenciais e preparo de extrato com plantas medicinais da caatinga. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050