Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Com programação atual e abrangente, campus Petrolina realizou a Semana do Químico 2020

Entre os dias 16 e 18 deste mês, o campus Petrolina do IF Sertão-PE, através da coordenação de Licenciatura em Química, realizou mais uma edição da Semana do Químico. O evento, que celebra o dia dedicado aos profissionais da área (18 de junho), contou com ampla programação, que incluiu palestras, oficinas e bate-papos. 


Abertura do evento contou com participação de gestores, coordenação do curso e presidente da comissão organizadora.

Este ano, devido às medidas de prevenção à Covid-19, todas as atividades foram realizadas virtualmente, através de plataforma de vídeo. A cerimônia de abertura contou com a participação da reitora, Leopoldina Veras, do diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, do coordenador do curso de Licenciatura em Química, Josenilson Lopes, e da professora e presidente da comissão organizadora, Kamilla Barreto.


O professor da Universidade de Brasília, Gerson Mol, abordou o tema da Inclusão no Brasil.

Com uma programação ampla, o evento teve início com a palestra “Plantas medicinais auxiliando na prevenção ao covid-19 e no enfrentamento da ansiedade e estresse provocados pelo distanciamento social”, explanada pela professora do campus Petrolina Zona Rural, Flavia Cartaxo, que compartilhou pesquisas e formas de utilização dos ativos naturais da flora na reversão de doenças psicossomáticas. Nesse dia, ainda houve promoção de vídeo sobre o uso adequado de máscaras e palestra sobre os desafios da inclusão no Brasil.


Segundo dia do evento teve encerramento com a temática dos Nanomateriais, conduzida pelo professor da Univasf, Helinando Pequeno.

No segundo dia, a aberturada programação foi feita pelo Técnico de Laboratório do campus Petrolina, Geraldo Vieira, que trouxe oficina de produção de saneantes para uso domiciliar. Em seguida, aconteceram palestra com o tema “Marcadores Químicos como estimativa de fontes de poluição antrópica em ambientes do semiárido” e apresentação do Conselho Regional de Química-1ª região, na qual foram detalhadas estrutura e atribuições do órgão, além de como é realizada a fiscalização da profissão. O encerramento do segundo dia foi por conta do Professor Doutor Helinando Pequeno, que abordou a ciência dos nanomateriais, seus avanços, tipos e manipulação. 


O professor e diretor-geral, Fabiano Marino, explicou composições dos principais produtos utilizados no dia-a-dia. 

No último dia do evento, a programação continuou com a exposição de produtos químicos utilizados no cotidiano, suas formulações e formas de produção. Em seguida, o ex-aluno e atual professor de Química, Bruno Alexandre, compartilhou sua trajetória profissional, projetos desenvolvidos, desafios e conquistas da docência. Para ele, “foi muito bom voltar a casa onde me formei e ter a oportunidade de devolver um pouquinho do que recebi”. 


A Técnica em Assuntos Educacionais, Rosilene Sousa, trouxe o tema "Suap-Edu para os alunos".

“Foi um evento singular, excedeu minhas expectativas, foi interativo e inclusivo. As palestras e oficinas ocorreram de uma forma bem didática, o que pode despertar o interesse de pessoas que queiram ingressar no mundo da Química. Parabenizo a instituição pela iniciativa e conteúdo excelentes”, afirmou Fabricio Cruz, egresso do curso de Licenciatura em Química do campus Petrolina. 


Concluindo a programação, o professor do IFS, Alysson Santos, discorreu sobre o papel dos Institutos Federais na formação de professores.

Toda programação ficará disponível na plataforma de vídeo (acesse aqui).

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300