-
Última Atualização: 28 Dezembro 2020
-
Criado: 24 Dezembro 2020
-
Acessos: 1855
Fenômeno astronômico raro é observado por aluno e professor do campus Petrolina
Na última segunda-feira (21), docente e estudante do campus Petrolina do IF Sertão-PE registraram fenômeno raro: a conjunção entre Júpiter e Saturno. A observação foi realizada com o uso do telescópio do campus Petrolina, mas devido à questão da luminosidade a equipe escolheu visualizar o fenômeno no campus Petrolina Zona Rural. O momento foi fotografado e filmado pela equipe do projeto de extensão Clube de Astronomia Sertão Scorpius.
O alinhamento entre Júpiter e Saturno acontece, em média, a cada 20 anos. No entanto, o que se observou na segunda-feira, 21, foi a situação de distância mínima entre os dois planetas, fenômeno que não acontece desde 1623, e que não foi possível visualizá-lo da Terra muito bem naquele ano, uma vez que os planetas estavam próximos do Sol.
A equipe, constituída pelo docente Bruno Gomes e o bolsista Luiz Fernando, conseguiu registrar o alinhamento entre os dois planetas, e além disso visualizar as quatro luas Galilelianas de Júpiter (Io, Europa, Calisto e Ganímedes). Coincidentemente, o fenômeno foi observado no verão solstício do hemisfério sul do planeta Terra, fenômeno que ocorre quando um dos hemisférios está mais voltado para o Sol.
Para a equipe, observar e registrar estes fenômenos no céu é de suma importância para a divulgação científica, bem como corrigir e aprimorar os métodos utilizados na astronomia.
É possível ainda observar Júpiter e Saturno juntos até dia 29 de dezembro, apesar do ápice ter acontecido em 21 de dezembro. Para os interessados na região próxima a Petrolina que desejarem visualizar o fenômeno a olho nu e em um local sem nuvens, basta direcionar a vista em uma região entre a linha do pôr do Sol e a Lua. Os dois primeiros pontos mais brilhantes que surgirão nesta região do céu serão os planetas Júpiter e Saturno. A próxima conjunção, como é definida cientificamente, entre os dois maiores planetas do nosso sistema solar ocorrerá em 2080.
Interessados sobre astronomia podem seguir também o Instagram do projeto @casertaoscorpius ou entrar em contato com os membros do clube de astronomia através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A equipe também registrou o fenômeno através de uma gravação que pode ser acessada clicando aqui
Campus Petrolina
- Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil - cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-4300