-
Última Atualização: 15 Setembro 2022
-
Criado: 15 Setembro 2022
-
Acessos: 1258
Estudantes do curso de Eletrotécnica visitam termelétrica de Petrolina
Entre os dias 05 e 12 de setembro, estudantes das turmas do 4º e 6º semestres, e também do 4º ano, do curso de Eletrotécnica do campus Petrolina do IFSertãoPE participaram de visita técnica à Companhia Energética de Petrolina. Os discentes puderam conhecer melhor a estrutura, funcionamento e associar conhecimentos teóricos à prática profissional.
Criada em 2002, em resposta à crise energética ocorrida no ano anterior, que teve por consequência apagões e racionamento de energia elétrica, a CEP é considerada uma usina totalmente flexível, capaz de ser acionada imediatamente em casos de necessidade, para garantir o suprimento de energia em horários de pico ou atendimento emergencial ao Sistema Interligado. A flexibilidade da usina está associada à utilização de óleo combustível em seu processo, que pode ser armazenado e usado apenas quando necessário. Essa característica faz com que as usinas térmicas flexíveis sejam uma importante alternativa para complementar a geração hidrelétrica do País.
“A visita a Usina, possibilitou aos alunos conhecer sobre a atuação de um eletrotécnico, ver a importância das normas de higiene e segurança do trabalho, assim como a aplicação das diversas disciplinas do curso, como Sistema Elétrico de Potência, Máquinas Elétricas, Transformadores e Laboratórios I, II e III”, avaliou o professor Marcos Antônio.
Para a estudante Ketlin Sabrine Costa, a visita, além de permitir identificar conhecimentos aprendidos em sala, motiva para continuar os estudos. “Foi muito bom, pois os profissionais que nos receberam eram eletrotécnicos por formação, inclusive um deles foi formado pelo IFSertãoPE, e que tinham didática em suas explicações, esclarecendo nossas dúvidas”, explicou.