-
Última Atualização: 30 Outubro 2023
-
Criado: 30 Outubro 2023
-
Acessos: 851
Estudantes do campus Petrolina são medalhistas no programa Caça Asteroides
As estudantes do campus Petrolina do IFSertãoPE, Fabiana Santos Amorim, do curso técnico integrado ao médio em Química, e Damares Michele da Silva, do curso de Licenciatura em Física, conquistaram medalhas do programa Caça Asteroides, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), da NASA.
O reconhecimento foi pelas contribuições que as discentes tiveram em observações de objetos próximos à Terra, com identificações de dois possíveis corpos rochosos no Cinturão de Asteróides. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 20 deste mês, em Brasília (DF).
“Nossa equipe conta com participantes do Brasil e Argentina e identificamos dois asteróides preliminares e desconhecidos, que estão em análise pela NASA. Caso sejam realmente confirmados, nós, membros da equipe, iremos fazer a nomeação e um deles terá o meu nome, pois lidero o grupo. Foram noites intensas de caça, de trabalho duro, mas que valeu a pena. É um sentimento muito bom, é gratificante”, compartilhou Fabiana.
O programa, que envolve estudantes do Brasil inteiro, fornece para os/as participantes imagens fornecidas pela NASA captadas pelo Pan-STARRS, um telescópio de 1.8 metros, pertencente à Universidade do Havaí, para análise e identificação de asteroides.
O Programa Caça Asteroides trata-se de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Nasa, por meio do Observatório Nacional (ON). O programa tem abrangência nacional e internacional. A iniciativa visa despertar nos estudantes e na comunidade o interesse por temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação na área da Astronomia.