-
Última Atualização: 05 Julho 2016
-
Criado: 05 Julho 2016
-
Acessos: 2483
Campus Petrolina promove atividade extraclasse à CTR para alunos de Edificações
A experiência de conhecer as etapas de recuperação do antigo “Lixão do Raso da Catarina” foi vivenciada por alunos de Edificações do campus Petrolina do IF Sertão-PE. O espaço era destinado para depósito de lixo da cidade de Petrolina (PE). Atualmente é uma aterro controlado e mantém a sede da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) . A visita aconteceu na última sexta-feira (29), como atividade extraclasse da disciplina Meio Ambiente, ministrada pelo professor Armando Ferreira.
Na visita técnica, os alunos conheceram as fases de remediação do antigo " lixão" de Petrolina
Num primeiro momento, os estudantes conheceram as fases de implantação do aterro controlado e realizaram uma visita de campo aos setores da CTR. Posteriormente se deslocaram para o aterro sanitário, na BR 407, Km 23. Local que recebe os resíduos domiciliares e industriais da cidade, conforme as normas nacionais de descarte de resíduos.
Alunos também conheceram a usina de tratamento de resíduos dervidaos da construção e demolição de obras
O professor Armando Ferreira falou sobre os resultados alcançados pela visita técnica. “ Os alunos aprenderam a diferenciar aterro controlado de aterro sanitário; tiveram a oportunidade de entender o funcionamento de uma usina de tratamento de resíduos derivados da construção e demolição de obras; conheceram uma cooperativa de catadores, além do tratamento dado a luminárias e a compostagem de poda de arvores”, finalizou o docente.
Conforme a Portaria n º51 de 2015 do campus Petrolina do IF Sertão-PE, as visitas técnicas têm por objetivo promover a integração entre a teoria e a prática, no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, bem como a socialização dos discente e a vivência de mercado.