-
Última Atualização: 01 Agosto 2016
-
Criado: 27 Julho 2016
-
Acessos: 2708
I Encontro sobre Etnicidade e Gestão dos Recursos Naturais em Territórios Semiáridos será realizado na região do Vale do São Francisco
O campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realizará o I Encontro sobre Etnicidade e Gestão dos Recursos Naturais em Territórios Semiárido, que acontecerá no dia 30 de agosto. O evento é gratuito e tem por objetivo criar espaços de discussões envolvendo diversas temáticas a respeito da educação, das diferenças étnico-raciais, das questões fundiárias aliadas às problemáticas socioambientais em diferentes espaços do Semiárido brasileiro.
A programação aberta ao público em geral iniciará às 15h com a palestra “Possibilidades Metodológicas para pesquisas sobre Plantas do Semiárido”, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Piauí, Roseli Farias de M. Barros. À noite, a mesa-redonda “Etnicidade e Ambientes Semiárido” dará continuidade à programação. A discussão está prevista para iniciar às 19h, mediada por pesquisadores do IF Sertão-PE, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Aos interessados, não é necessário realizar inscrição prévia. Será emitido certificado de participação do evento.
Confira a programação completa
30/08
15h às 17h – Temática: Possibilidades Metodológicas para pesquisas sobre Plantas do Semiárido – Palestrantes: Professora Doutora, Roseli Farias de M. Barros (UFPI).
19h às 21h30 – Mesa Redonda: Etnicidade e Ambientes Semiárido
Convidados/as:
Clécia Pacheco (IF Sertão-PE/Campus Petrolina) – Coordenação das atividades temáticas;
Clésio Jonas (IF Sertão-PE/Campus Petrolina) – Temática: Educação e Gestão dos recursos naturais;
Carlos Alberto B. Santos (UNEB) – Temática: Usos de animais silvestres do Semiárido pelos indígenas Truká
Edivania Granja (IF Sertão-PE/Campus Petrolina) – Temática: Historicamente como os indígenas Pankará utilizam os recursos naturais do Semiárido;
Jackson Guedes (UNIVASF) – Temática: Potenciais da Caatinga;
Roseli Farias de M. Barros (UFPI) – Temática: Diversos usos das plantas no Semiárido Piauiense