Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos do Proeja do campus Petrolina expressam-se por meio de performance 

O que é ser aluno do Proeja? A resposta foi dada pelos próprios discentes do campus Petrolina do IF Sertão-PE, no Dia do Estudante (11), através de um projeto desenvolvido na disciplina de Artes, ministrada pela professora Maria Edneide Torres Coelho. Partindo dessa provocação, as turmas construíram um sentido de reconhecimento na relação aluno/escola posicionando-se criticamente a partir das sensações levantadas nas investigações feitas em palavras, imagens e discursos. A partir daí foi identificado o perfil das turmas no contexto da investigação e buscou-se  expressar criativamente essa identidade.

 

Estudantes do Proeja do campus Petrolina, através da arte, realizam reflexão crítica 

Segundo a professora  Edneide Torres, para as turmas de Informática e Eletrotécnica, o perfil definido foi da sensação de não reconhecimento, de sentirem-se invisíveis para a comunidade escolar. O desejo era, então, de se tornarem visíveis e para isso realizaram a performance “A voz do EJA” como meio de expressão, circulando coletivamente, com mordaças e cartazes nas instalações do campus Petrolina. A ação chamou a atenção da comunidade escolar para as necessidades do Proeja. Já a turma de Edificações identificou-se como guerreira, persistente na busca do crescimento e como resultado criaram instalações nas escadarias e colunas do campus. 

Intervenção artística foi realizada pelos alunos do Proeja nas escadarias e colunas da instituição

“Mais que os conceitos artísticos de performance, instalação e intervenção pertinentes aos conteúdos em artes e de desenvolver as habilidades de reflexão crítica e expressão pela arte, esses alunos puderam realizar uma atividade importante de reconhecimento e transformação da própria realidade. As reações da comunidade escolar que foram do espanto à solidariedade ampliaram o sentido da atividade expandindo a própria reflexão”, conta Edneide.  Na mesma perspectiva, o aluno Danilo Ferreira expressou seus sentimentos. “Sinto-me mais leve, com a sensação de que fui ouvido”, disse o estudante. 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300