-
Última Atualização: 07 Março 2017
-
Criado: 06 Março 2017
-
Acessos: 1681
Campus Petrolina sedia nesta terça-feira (7) o encontro “Pesquisas Interdisciplinares: reflexões e debates”
“Pesquisas Interdisciplinares: reflexões e debates” é o tema do encontro que o Grupo de Pesquisa e Estudo, Cultura, Memória e Educação na Sociedade Sertaneja – GRUPEC/Sertão promove nesta terça-feira (7), no campus Petrolina do IF Sertão-PE. O evento é aberto à comunidade e as inscrições serão feitas no momento de cada atividade. Haverá entrega de certificação de participação nas palestras, com carga horária de 4h/a.
A programação matutina é aberta à todas as pessoas interessadas e inicia às 8h desta terça-feira (7), no Auditório Central do campus, com a abertura do encontro por representantes do GRUPEC/Sertão e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IF Sertão-PE.
Em seguida, o professor Dr. Edson Silva, do GRUPEC/ Sertão e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), irá proferir a palestra “Pesquisa Interdisciplinar na perspectiva das Histórias Indígena e Ambiental”. Às 10h, será a vez de o professor Dr. Geraldo Jorge Moura, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), palestrar sobre “Fomento e difusão em Pesquisa”.
À tarde, no Auditório de Química, a programação segue com a reunião dos Grupos de Pesquisa e é restrita aos pesquisadores do IF Sertão-PE e de instituições como a UFPE, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), que são membros do GRUPEC/Sertão.
De acordo com a Comissão Organizadora, o Encontro “Pesquisas Interdisciplinares: reflexões e debates” tem como objetivo fomentar ações de pesquisa interdisciplinar, incentivar publicações científicas, discutir e trocar experiências e informações a respeito de indicadores de produções, ampliar parcerias interinstitucionais, além de fortalecer e melhorar o ranking de grupos de pesquisa do IF Sertão-PE.
Segundo as líderes do GRUPEC/Sertão e professoras do IF Sertão-PE, Edivânia Granja e Socorro Tavares, o evento trará impactos à instituição. “Acreditamos que é de extrema importância a realização de ações que promovam o fomento e a difusão de pesquisas a fim de proporcionar desenvolvimento técnico-científico, bem como agregar o exercício da pesquisa na prática da docência no semiárido pernambucano, área de atuação do IF Sertão-PE”, afirmam.